Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em dia de nuvem funil, tem alerta na previsão do tempo (VÍDEOS)

Fenômeno da nuvem funil foi flagrado no interior de Meleiro. Previsão indica calor e possíveis temporais para esta quinta
Por Denis Luciano Meleiro, SC, 09/03/2022 - 20:05 Atualizado em 09/03/2022 - 20:52
Fotos: João Francisco Nazário / Especial / Reprodução
Fotos: João Francisco Nazário / Especial / Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma nuvem funil foi identificada na tarde desta quarta-feira (9) na localidade de Boa Vista, interior de Meleiro. "Foi aqui na Boa Vista, eu estava filmando em direção da Linha São José e Sanga Grande, por três vezes fez o funil até a metade e voltou. Dava de ver certinho rodeando, mas se desmanchou logo", contou o engenheiro civil João Francisco Nazário, que gravou os vídeos que mostram o fenômeno.

A nuvem funil caracteriza-se por um prolongamento da base de nuvens que se desenvolvem em sentido vertical, com extensões de até 15 quilômetros de altura e acompanhadas de muito calor e umidade. Caso toquem no solo, essas nuvens são capazes de se transformar em tornados com ventos de até 100km/h. "Dá para dizer que essa nuvem que vimos em Meleiro é sim a mesma nuvem que traz um tornado. Não dá para ver, no vídeo, se tem rotação, mas se vê que não toca no solo. Portanto, foi uma nuvem funil que não provoca estragos", comentou o meteorologista Leandro Puchalski.

As nuvens funil têm origem, via de regra, nas chamadas nuvens cúmulo-nimbo, que são as que vêm causando as instabilidades recentes em Meleiro e região, com pancadas isoladas e fortes de vento que ocasionaram estragos.

Meleiro está em situação de emergência, decretada nesta terça-feira (8) pelo prefeito Eder Mattos, por conta das perdas materiais (pelo menos três armazéns foram derrubados pelo vento), além de prejuízos nas lavouras de arroz e milho e na produção de leite, que se perdeu por falta de energia elétrica.

Leia também
Depois dos temporais, Meleiro decreta situação de emergência
Arroz e milho foram as culturas mais afetadas na Amesc
Com destruições nos últimos dias, Meleiro cogita tornado
Vento derruba armazém na SC-449 em Meleiro
Mais um temporal no Sul catarinense
Vento forte, suspeita de tornado e estragos no interior de Meleiro

Previsão do tempo

O meteorologista Leandro Puchalski salientou que o tempo deu uma trégua à região nesta quarta. "O dia vai terminando com muitas nuvens e pouca chuva na região", destacou. Mas a quinta-feira (10) vem com expectativa de instabilidade na região. E muito calor. "O calor se intensifica nesta quinta com 34 a 36 graus no termômetro. Com a umidade mais alta, a sensação de calor é maior. É uma quinta que mescla sol com tempo seco mas volta a previsão de pancadas de chuva no meio de tarde em diante, e chance de novo de novos temporais", registrou. "Tem que estar atento ao final de quinta e ao final de sexta também", advertiu.

Puchalski reforçou a informação sobre as nuvens isoladas que podem ocasionar problemas. "São nuvens com área de abrangência pequena, acaba sendo algo pontual e isolado, mas com força. Essas nuvens têm rajadas de vento, tem trovoada, descarga elétrica, volume de chuva de curta duração que traz algum alagamento e granizo, bem mais pontual, com chance menor, mas vale a pena destacar", salientou. "É uma exceção, não é regra, não pega a maior parte dos municípios mas tem que ter atenção. É a mesma dica de sempre, está saindo de casa, está na rua, percebe uma nuvem muito escura, se proteja, deixa passar", finalizou.

Ouça a previsão do tempo:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito