Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Em contato com a pele, é corrosivo”, diz bombeiro sobre gás do acidente em empresa

Fato ocorreu nessa terça-feira em Braço do Norte
Por Vítor Filomeno Braço do Norte, SC, 03/11/2021 - 12:05
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na manhã desta quarta-feira, 03, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Marcos Leandro Marques, afirmou que o gás liberado acidentalmente na Global Casing, em Braço do Norte, é corrosivo se entrar em contato com a pele. Em nota, a empresa informou que o acontecimento da manhã dessa terça, 02, foi uma falha humana. Uma funcionária misturou incorretamente um reagente com clorito de sódio, que, se inalado, causa problemas nas vias aéreas.

“A gente chegou ao local, uma funcionária nos abordou e relatou que a empresa já estava totalmente evacuada. Foram conduzidos os pacientes para o Hospital Santa Teresinha e apresentavam dispneia, náusea e vômito. Para tornar o local mais seguro, a gente isolou e a empresa ficou aos cuidados do proprietário. O clorito de sódio é tóxico. A reação do clorito com outro reagente dentro de uma bombona liberou esses gases, o que acabou intoxicando os funcionários de forma que a própria empresa retirou a bombona de dentro das instalações e fez a atuação de acordo com a ficha de produto químico”, comentou o capitão.

Marques ainda disse que a guarnição atua juntamente a um técnico em química em situações como essa, mas, neste caso, a empresa agiu rápido. “A gente acompanha o técnico para a verificar o que foi procedido incorretamente, mas eles já detectaram qual foi a falha”, garantiu.

Confira o nota da empresa na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO /  Acidente com reação entre produtos químicos  - Global Casing / 02-11-2021

Diante das especulações decorrentes do acidente ocorrido, em que alguns colaboradores foram hospitalizadas por intoxicação, a empresa Global Casing esclarece que:

1 - Não houve "vazamento de produto químico". Esclarecemos eu não há tubulações ou encanamentos condutores de agentes químicos. Após inspeção das circunstancias do acidente, apurou-se que o acidente foi ocasionado por uma reação química dentro de um pequeno galão plástico, onde, por erro humano consistente na inobservância dos rótulos existentes, ocorreu a mistura de dois reagentes, que por sua vez causaram evaporação do produto, que foi inalado pelos colaboradores próximo ao local, causando intoxicação em graus diversos, a depender da proximidade dos colaboradores do agente.
2 – Esclarecemos que a empresa tomou todas as medidas necessárias para garantir a integridade física dos colaboradores, interrompendo a sua produção e evacuando todos do local, prestado os primeiros socorros e acionado também as unidades móveis de saúde e corpo de bombeiros, vindo os trabalhadores afetados a ser, posteriormente, encaminhados, atendidos e tratados pelo Hospital  Santa Terezinha, onde alguns colaboradores ainda permanecem em observação, mas já sem risco iminente, sendo os mesmos liberados à medida que verificada a melhora de seu quadro. 
3 - Esclarecemos que não houve necessidade de condução para hospitais com UTI.
4 - O SESMT/ Serviço de Segurança do Trabalho foi acionado, tendo acompanhado os trabalhadores atendidos no hospital, executado a verificação das causas do acidente, de modo a garantir que o incidente em questão não volte a ocorrer, oportunidade em que esclarecemos que o referido fato é o primeiro ocorrido em muitos anos de atividade da empresa, visto que a Global Casing sempre primarou pela saúde e integridade de todos seus colaboradores.
5 – Por oportuno, registramos que a Empresa Global Casing está despendendo toda atenção e auxílio necessário aos seus colaboradores, inclusive designando funcionários para fazer o acompanhando da evolução clinica de cada um junto ao hospital durante o período em que lá se encontram.
Sem mais.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito