Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

É preciso diferenciar os tipos de escorpiões

Nem todos os casos são de gêneros de importância médica, como no caso do escorpião amarelo
Por Francine Ferreira Criciúma - SC, 10/12/2018 - 08:17
CIATox
CIATox

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ainda que tenham circulado comentários, nos últimos dias, de que novos casos de escorpião amarelo na Região Carbonífera haviam sido descbertos, até o momento a Gerência Regional de Saúde de Criciúma registrou apenas o já divulgado na semana passada, no Bairro Pinheirinho.

Conforme a bióloga da Gerencia Regional de Saúde, Mariana Mantovani, trata-se do único local onde há confirmação do aracnídeo e não chegaram para a equipe informações de novos casos, seja em Criciúma ou em outro município da Região Carbonífera.

“O que pode acontecer é que há bastante escorpião em outras cidades, como no Balneário Rincão, por exemplo. No entanto, são outros tipos, alguns não venenosos. Para fazer a identificação é preciso de um especialista, então pedimos que a pessoa colete o animal e procure a Vigilância Sanitária ou Epidemiológica do município. Se tiver medo de chegar perto e não conseguir capturá-lo, mesmo assim entre em contato para que os profissionais façam uma busca ativa no local indicado”, explica Mariana.

Três espécies em Santa Catarina

De acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox), entre os escorpiões de importância médica, em Santa Catarina são registradas as espécies Tityus costatus, Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião marrom ou preto).

Na região Sul o mais conhecido é o escorpião amarelo, que geralmente mede de 5,5 a sete centímetros e apresenta coloração amarela, com o cefalotórax e o abdome mais escuros, e sem manchas nos pedipalpos e pernas.

Como diferenciar os perigosos?

Ainda segundo o CIATox, os escorpiões de importância médica que existem no Brasil possuem um espinho logo abaixo do ferrão (aguilhão). Além disso, sua coloração é mais opaca, diferente dos escorpiões sem importância médica, que aparentam serem naturalmente envernizados, pois sua coloração é mais brilhante.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito