A Câmara aprovou, no fim de agosto, projeto do vereador Zairo Casagrande que estabelecia o fim da duplicidade nas cobranças da tarifa de iluminação pública. Mas o Executivo não deu aval. O autor anunciou nesta segunda-feira, 14, na sessão da Câmara, o veto do prefeito Clésio Salvaro ao projeto. Ele propõe que moradores de condomínios não paguem pela Cosip na taxa do IPTU, na medida que eles já contribuem com o valor via condomínio.
"Houve uma votação unânime dos colegas, é um projeto legal e constitucional, conforme a assessoria da Casa. Agora o Paço vem com esse veto, sempre com os mesmos argumentos, que já conhecemos de cor e salteado", criticou. "Cabe a reflexão de cada vereador, se vai manter o voto ou mudar", frisou. "Isso não tem data definida para votarmos ainda, a manutenção ou não do veto, mas comunico isso ao plenário de forma triste", destacou. "Mais uma vez, uma votação unânime do plenário não foi levada em conta", emendou.
O vereador voltou a citar argumentos da justificativa do projeto para enaltecer a importância da pauta. "Já foi demonstrado cabalmente que o contribuinte paga duas vezes pelo mesmo serviço. Essa conta é extremamente superavitária. Em uma conta, chegamos a R$ 4 milhões de sobra da Cosip em dez meses. Uma contribuição de custeio e melhoria não pode ter sobra, não pode ter lucro, não pode ser superavitária", comentou. "O Executivo deveria extinguir essa sobra", analisou.
O proponente foi além, lembrando que o uso de lâmpadas de LED oportuniza uma economia. "O LED gera economia de 40% no custeio da iluminação pública, a tendência natural é que o superávit está muito maior. Eu fiz um requerimento para a gente ter noção de quanto está o superávit, tem um longo trabalho para ajuste da iluminação pública àquilo que o cidadão paga. Estou prevendo que esse superávit disparou e não faz sentido, em hipótese alguma, esse veto", sublinhou o parlamentar. "Acabei de ler os argumentos, são sempre os mesmos, estamos acostumados. Peço uma reflexão aos colegas. Eu vou discutir isso com os 700 condomínios da cidade", finalizou.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!