Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Doses da Pentavalente chegam hoje na região

Ao todo, foram recebidas 1560 doses que serão divididas entre os municípios da Amrec
Paulo Monteiro
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 14/01/2020 - 09:53Atualizado em 14/01/2020 - 09:55
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Após quase dois meses zerado, o estoque de doses de vacina Pentavalente volta a ser reabastecido na região da Amrec. Foram repassadas pelo Governo do Estado para a região, ao todo, 1560 doses da vacina, que estarão disponíveis já a partir da tarde desta terça-feira, 14, na regional de saúde. 

A expectativa é de que ainda nesta quarta-feira, 15, a vacina Pentavalente já esteja disponível em todos os postos da Amrec. De acordo com a enfermeira da imunização regional da saúde, Janaína Bertan Warmiling, cerca de 350 doses serão repassadas para Criciúma - o que, segundo ela mesma, ainda não é o suficiente. 

“Infelizmente acho que não será o suficiente, porque estamos há muito tempo desabastecidas. Desde o início do ano passado estamos enfrentando este problema de faltas, seria necessário três vezes este valor para ser o suficiente”, destacou Janaína.

Apesar de não ser considerado o “suficiente” para suprir a demanda da região, a enfermeira ressalta também que outra vacina, a DTP, que é um reforço da Pentavalente e também estava em falta, já está disponível na Amrec, e deve ajudar a normalizar a demanda. Os pais que desejarem esta vacina, pode comparecer com a caderneta de vacina de seus filhos ainda amanhã, nos postos da região.

O que é a Pentavalente 

A Pentavalente é aplicada em crianças de 2, 4 e 6 meses de idade, e reforçada em crianças a partir de 1 ano, e ajuda a prevenir cinco tipos de doenças: Meningite, Tétano Acidental, Coqueluche, Difteria e Hepatite B.