Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Doses da Pentavalente chegam hoje na região

Ao todo, foram recebidas 1560 doses que serão divididas entre os municípios da Amrec
Paulo Monteiro
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 14/01/2020 - 09:53Atualizado em 14/01/2020 - 09:55
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Após quase dois meses zerado, o estoque de doses de vacina Pentavalente volta a ser reabastecido na região da Amrec. Foram repassadas pelo Governo do Estado para a região, ao todo, 1560 doses da vacina, que estarão disponíveis já a partir da tarde desta terça-feira, 14, na regional de saúde. 

A expectativa é de que ainda nesta quarta-feira, 15, a vacina Pentavalente já esteja disponível em todos os postos da Amrec. De acordo com a enfermeira da imunização regional da saúde, Janaína Bertan Warmiling, cerca de 350 doses serão repassadas para Criciúma - o que, segundo ela mesma, ainda não é o suficiente. 

“Infelizmente acho que não será o suficiente, porque estamos há muito tempo desabastecidas. Desde o início do ano passado estamos enfrentando este problema de faltas, seria necessário três vezes este valor para ser o suficiente”, destacou Janaína.

Apesar de não ser considerado o “suficiente” para suprir a demanda da região, a enfermeira ressalta também que outra vacina, a DTP, que é um reforço da Pentavalente e também estava em falta, já está disponível na Amrec, e deve ajudar a normalizar a demanda. Os pais que desejarem esta vacina, pode comparecer com a caderneta de vacina de seus filhos ainda amanhã, nos postos da região.

O que é a Pentavalente 

A Pentavalente é aplicada em crianças de 2, 4 e 6 meses de idade, e reforçada em crianças a partir de 1 ano, e ajuda a prevenir cinco tipos de doenças: Meningite, Tétano Acidental, Coqueluche, Difteria e Hepatite B.