Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dora Varella é a grande campeã de Park do STU National

Sábado foi de tempo bom e bom skate no Parque Altair Guidi
Por Redação Criciúma, SC, 24/01/2021 - 09:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após dois dias de chuvas fortes em Criciúma, o sábado foi de tempo firme no skatepark no Parque Altair Guidi, local do STU National. O terceiro dia de evento revelou Dora Varella como campeã feminina do Park, seguida por Erica Leguizamon e Isadora Pacheco. Durante o dia ainda foram definidas as finalistas da modalidade Street e os atletas masculinos que vão brigar pelo pódio nas duas modalidades neste domingo.  

Seguindo um rígido protocolo de segurança sanitária, o STU Covid Free, as disputas abrem o calendário e o Ranking brasileiro de skate no ano de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Chancelado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), entidade máxima do esporte no Brasil, e pela World Skate (WS), entidade máxima do skate a nível mundial, o evento também será válido para o ranqueamento dos skatistas brasileiros na segunda janela de pontuação da corrida olímpica. A final masculina de Park deste domingo será transmitida pela Globo, no programa dominical Esporte Espetacular. Já as finais de Street serão transmitidas na íntegra na internet pelo STU Channel, o canal oficial da Plataforma STU.

O sábado começou com as baterias eliminatórias do Street Masculino. Os atletas foram divididos em baterias de oito skatistas e cada um deles tinha direito a duas voltas. Felipe Gustavo se classificou em primeiro lugar para a semifinal, seguido por João Lucas Alves e Lucas Rabelo. Ao todo, 16 atletas conquistaram lugar na fase seguinte. A semifinal da modalidade também aconteceu no fim do dia e terminou com Lucas Rabelo conquistando a primeira vaga para a final. Além dele, Felipe Gustavo, João Lucas Alves, Gabriel Fortunato e Eduardo Neves foram alguns atletas que se classificaram para a etapa seguinte.

As atletas de Street também disputaram as vagas para a final, que acontece neste domingo. Oito skatistas conseguiram confirmar presença em busca do pódio e Rayssa Leal, ficou em primeiro lugar na semifinal. Na sequência, Virginia Fortes, Isabelly Ávila, Karen Feitosa, Rafaela Murbach, Ariadne Souza, Marina Gabriela e Giovana Dias. 

Já entre as meninas da modalidade Park, foi dia de final. Transmitida pelo SporTV, as atletas entraram na pista com garra e vontade de fazer acontecer. Após as três voltas das oito finalistas, Dora Varella conquistou o primeiro lugar no pódio, assim como fez em Florianópolis em 2020.  A paulista foi a última a andar na pista e conquistou 63,33 pontos. Ao final da última volta, recebeu aplausos dos colegas skatistas e comemorou a vitória. "Fiquei tentando o heelflip indy, mas dessa vez não saiu. Vou treinar muito para conseguir fazer na próxima vez", explicou. Sobre os próximos passos, ela tem uma certeza: "Ainda não temos um novo campeonato mundial olímpico confirmado por conta da pandemia, mas temos que treinar e estar pronta para o que vier", afirmou Dora. O segundo lugar ficou com Erica Leguizamon com 55,5 pontos e o terceiro com Isadora Pacheco, com 52,67 pontos. 

Luigi Cini tomou a frente dos atletas classificados para a final de Park amanhã com 81,13 pontos. Em segundo lugar, Luiz Francisco ficou com 79,17 pontos. Mesmo sentindo dor após a primeira volta, tive confiança depois de ter acertado na segunda volta e fui para a terceira mais à vontade", explicou o skatista. O terceiro lugar ficou com Vinícius Barbosa e  a quarta colocação com Augusto Akio, que levantou os colegas com suas manobras. "Depois que ouvi o locutor falando que alguns atletas já estavam classificados, vi que precisava fazer mais para também acertar. O Luigi me apoiou muito na minha última volta e me deu forças para conseguir fazer o que tinha planejado", comemorou Akio. Pedro Quintas, Murilo Peres, Pedro Barros e João Victor Silva completaram as vagas para a final.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito