Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Documentos do Museu do Imigrante são restaurados

Acervo documental está em Florianópolis, em um local apropriado para o restauro
Por Redação Nova Veneza, SC, 09/04/2021 - 18:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Documentos históricos do Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca, Nova Veneza, começaram a ser recuperados e restaurados. Os trabalhos iniciaram em fevereiro deste ano, na Capital do Estado, Florianópolis.  Os trabalhos estão sendo realizados pela restauradora Rita de Cássia Castro da Cunha e em um local preparado para este tipo de serviço. Os documentos que estão no processo de restauro, contam a história da imigração e livros caixa do comércio Bortoluzzi, entre outros.

O museólogo responsável pelo projeto, Leonardo Hermes Lemos, destaca que o objetivo do restauro é conservar o patrimônio documental. “Desta forma, vamos criar condições para que o valor histórico seja de fato reconhecido e assim possa ser pesquisado, por quem queira fazer uso das informações neles contidas”, comenta.

O trabalho é muito minucioso e deve levar alguns meses para ser totalmente finalizado. “A expectativa é que ainda este ano os documentos estejam novamente em Nova Veneza, devidamente restaurados e digitalizados”, conta Lemos.

O Projeto foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle, de 2020. Depois de finalizado o trabalho de restauração, os documentos retornam para o Museu para integrar o acervo que já está com um espaço reservado para a acomodação dos itens.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito