Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Do Sesi Criciúma para uma disputa nacional

Doze estudantes do Sesi Senai estão capacitados para integrar equipe que vai à F1 in Schools
Por Redação Criciúma, SC, 19/11/2019 - 14:55
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na busca pelos bons resultados na etapa nacional do torneio F1 in Schools, 12 alunos do Sesi Senai de Criciúma receberam, nesta segunda-feira, 18, capacitação sobre como se preparar para a competição. Eles são integrantes das três equipes que vão representar Santa Catarina, entre os dias 6 e 8 de março de 2020, em São Paulo: Fênix, Spark e Pegasus, do Sesi Senai de São José, na região de Florianópolis. Ao todo, 37 equipes das unidades do Sesi Senai de todo o Brasil vão participar da etapa nacional.

O F1 in Schools é uma iniciativa que busca inserir os estudantes do Sesi Senai no mundo corporativo, e é apoiado pela Fórmula 1 e realizado em diversos países. “Eles precisam criar uma empresa, que é a escuderia de fórmula 1, e aí buscar patrocínios para construir o carro de fórmula 1 em miniatura utilizando conhecimentos de engenharia, softwares de construção 3d e aerodinâmica, administrando a marca através de gestão financeira, de marketing e relação de materiais para a construção do veículo”, explicou o instrutor de robótica do Sesi Senai de Criciúma, Cleber José Marinho Junior.

Equipes buscam vaga para etapa mundial

O estudante do 2º ano do Ensino Médio do Sesi Senai de Criciúma e líder da equipe Spark, Pedro Lage, conta que o time já está se preparando para a etapa nacional do F1 in School. “Nós vencemos a etapa estadual da competição, e estamos usando o conhecimento adquirido na ocasião para melhorar nosso veículo”, contou o estudante.

Durante o treinamento desta segunda-feira, o aluno conheceu conceitos da área do empreendedorismo, marketing e gestão de marcas. “O nosso desafio durante a participação no F1 in Schools é entrar no mundo dos negócios e mostrar que, mesmo jovens, conseguimos entender e dominar este mercado”, comentou Pedro.

Com o conhecimento adquirido na capacitação, Pedro e sua equipe buscam uma vaga na etapa mundial do F1 in Schools. “Agora o foco é na preparação, projetar e solidificar a nossa escuderia, e buscar o título nacional e, quem sabe, o mundial”, pontuou o líder da equipe Spark.

Competição acirrada

Para a avaliação durante o evento, em março, as miniaturas precisam cumprir uma prova de arrancada por cilindros de CO2 em uma pista em linha reta de 20 metros, mas a estrutura e conhecimento das equipes também são avaliados. “Engenharia, marketing, ação social, tudo é levado em conta para a decisão de quem levará o título nacional”, explicou o presidente da ONG Projetando o Futuro e responsável pela capacitação dos estudantes, Waldemar Battaglia. “É um torneio amplo, sério, é será preciso que tenham atitude de profissionais, com foco no bom gerenciamento de marca, recursos e do veículo, e é pela complexidade das exigências para os bons resultados que estamos realizando esta capacitação, para preparar as equipes para a competição”, frisou Battaglia.

A ideia do treinamento é apresentar ferramentas auxiliares para que as equipes possam desenvolver o projeto. “Falamos sobre patrocínio, como se preparar para uma visita em uma empresa, como criar uma marca, a gestão do projeto, do cronograma, regras da competição e de construção do carro, enfim, a ideia é esclarecer todos os aspectos da competição para que possam gerenciar a escuderia de fórmula 1, que é a empresa”, pontuou Battaglia.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito