Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Do futebol amador na Itália a uma transportadora de cargas na Alemanha

Içarense Ederaldo Lodetti se tornou empresário na Europa e contou suas histórias no Do Avesso
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 05/09/2018 - 16:39
Fotos: Luana Mazzuchello
Fotos: Luana Mazzuchello

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Vindo de família ligada ao futebol, ele jogou na Itália e acabou tendo sua vida apontada para outra direção. Mano Dal Ponte e Pity Búrigo receberam no Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, o empresário Ederaldo Lodetti, que atualmente possui uma transportadora na Alemanha. Natural de Içara, é filho de Valmir Lodetti, que dá nome ao troféu de campeão da LARM e irmão do atual presidente da liga, Emerson Lodetti.

“Eu fui para conhecer a Europa, era para ver e construir a minha vida, como o sonho americano. Fiquei na Itália por três anos, lá joguei futebol, tudo na questão amador, era como se fosse a LARM. O dono do time foi para a Alemanha e me convidou para ir”, contou.

Na Alemanha prestou serviços para o seu antigo patrão no clube, depois, aos poucos foi montando uma transportadora para prestar serviços a empresa. “Quando eu botei na cabeça do eu acho que posso, fui construindo. Trabalhei um ano com o projeto para ter os pés no chão, falando com clientes. Os diretores das empresas me disseram que podiam dar uma carga e outra para fazer”, lembrou o empresário.

Hoje Ederaldo Lodetti conta com 18 caminhões. Acompanhou a Copa do Mundo de 2014 na Europa, inclusive assistiu ao jogo da semifinal entre Brasil e Alemanha junto com alemães. De acordo com ele, o povo de lá é tão apaixonado por futebol quanto os brasileiros.

A adaptação é tão grande com o país europeu que ele diz já querer voltar, mesmo estando por aqui há dez dias. Disse que lá é mais tranquilo e seguro. O empresário afirmou que se pudesse traria Angela Merkel ao Brasil, e que ela melhoraria o país em poucos anos. 

“Na minha cidade faltando três meses para a eleição não tinha um candidato a prefeito. É como se fosse um cargo de sindico, ninguém quer ser. É claro que o prefeito pode fazer uma lei, mas os cargos são todos concursados, desde a parte do financeiro. Por lá tem 16 mil habitantes”, completou Lodetti.

Confira o Programa do Avesso na íntegra: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito