Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Direção da Satc participa de evento sobre geração de energia nos EUA

Organizado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, evento reúne vários pesquisadores
Por Redação Criciúma, SC, 11/04/2019 - 15:41
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Conhecer as principais pesquisas que envolvem a captura de carbono, usos do carvão e geração de energia, são temas que estão sendo discutidos em evento promovido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) e pelo National Energy Technology Laboratory (NETL). O diretor administrativo da Satc, diretor técnico do Siecesc e vice-presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) Marcio Zanuz, e o coordenador do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) Luciano Bilessimo, estão participando do encontro.

O objetivo é apresentar os resultados de projetos financiados pelo DOE e NETL. O evento (2019 Project Review Meeting for Crosscutting Research, Rare Earth Elements, Gasification Systems and Transformative Power Generation) ocorre na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA), entre os dias 9 e 11 de abril.

"Universidades e empresas estão tendo a oportunidade de mostrar a evolução dos projetos financiados pelo NETL em pesquisas transversais, elementos terras raras, sistemas de gaseificação e geração de energia transformativa. As pesquisas visam ao atendimento de prioridades traçadas pelo escritório de Energia Fóssil do DOE, com destaque para o desenvolvimento de usinas de carvão para o futuro, a modernização das plantas existentes e a redução dos custos de captura, utilização e armazenamento de carbono", afirmou Zanuz.

Conforme o diretor, as apresentações envolvendo terras raras mostraram o rápido avanço dos Estados Unidos conquistados com pesquisa para a obtenção desses elementos através da cinza, de rejeitos e da drenagem ácida. "Até 2020 deverão estar operando plantas pilotos capazes de produzir quantidades suficientes para começar a abastecer o mercado consumidor, ao mesmo tempo que irão auxiliar na promoção da chamada 'geração ultralimpa a carvão mineral'", contou o diretor da Satc.

"A captura de CO2 tem sido amplamente evidenciada nos trabalhos apresentados aqui. Um ponto que chama a atenção é a emissão negativa. Eles não falam em emissão zero, mas sim negativa. As plantas de geração estão e vão passar por um processo de modernização para melhorar a eficiência e mitigar as emissões. Ações que já estamos estudando", ressaltou o coordenador do CTSatc Luciano Bilessimo.

Estão presentes no evento pesquisadores de universidades e empresas, representantes da indústria de carvão dos Estados Unidos e membros do governo americano.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito