Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Dicas de etiqueta tomam conta do Avesso

Especialista no assunto, Janine Antunes esteve nesta terça, 29, tirando dúvidas e esclarecendo algumas regras
Paulo Monteiro
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 29/10/2019 - 16:52Atualizado em 29/10/2019 - 16:54
Foto: Amanda Farias / 4oito
Foto: Amanda Farias / 4oito

Arrumar um local e uma mesa com classe e elegância é, muitas vezes, um hábito difícil de se manter não só para eventos e ocasiões especiais, como também no dia a dia. Para falar sobre etiqueta e dar dicas de como manter este comportamento, o programa Do Avesso recebeu a especialista no assunto e em montagem de mesas, Janine Antunes, na tarde desta terça-feira, 29.

Segundo Janine, etiqueta é algo que deve nos ser ensinado desde pequenos, já que tem a ver principalmente com educação e independe de qualquer condição social. “Etiqueta é educação e educação é boa em qualquer lugar. Ser bem tratado e saber como tratar bem”, destacou.

Adentrar em um restaurante chique e ser surpreendido com diversos tipos de talheres e taças, para uma única refeição, nos deixa, muitas vezes, perdidos. Janine afirma que é importante saber qual peça usar, independentemente se a comida for algo mais elegante, ou uma refeição típica de boteco.

E os bons costumes de Janine vão ao encontro de boas atitudes para a sociedade. Ela e um grupo de chefs de cozinha estão organizando mais uma edição de um jantar beneficente em Tubarão, para a arrecadação de dinheiro para crianças que sofrem de doenças graves.

E o jantar, além de beneficente, tem um grande toque de etiqueta também. “Será um jantar com anfitriãs, onde cada anfitriã assume uma mesa e monta com as suas louças, com os seus cristais trazidos de suas casas”, comentou Janine.

Não abrir presentes na frente de quem presenteou, e sim depois, sem esquecer de mandar uma mensagem de agradecimento no dia seguinte, é um dos simples hábitos de etiqueta que todos deveriam aderir, segundo a especialista. Não perguntar o que a pessoa quer ganhar de presente e jamais dar dinheiro como a lembrança, são outros comportamentos indispensáveis para quem quer se comportar bem. “O presente é sentimento, é carinho. Então, resumi-lo a dinheiro, não faz a festa’ né”, afirmou a especialista.

Colocar garfo e faca nas laterais do prato após a refeição, nunca recusar a comida em algum lugar, aceitando-a em pequena quantia, e sair primeiro do elevador, caso você seja a pessoa mais próxima da porta, são mais algumas dicas de etiqueta excepcionais dadas por Janine durante o programa. "A gente tem que se adaptar ao ambiente onde está. Imprima o seu jeito, a sua maneira, a sua casa, que tem que estar muito bem limpa e organizada, independente dos móveis", conclui Janine
 

Tags: do avesso