Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dicas de etiqueta tomam conta do Avesso

Especialista no assunto, Janine Antunes esteve nesta terça, 29, tirando dúvidas e esclarecendo algumas regras
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 29/10/2019 - 16:52 Atualizado em 29/10/2019 - 16:54
Foto: Amanda Farias / 4oito
Foto: Amanda Farias / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Arrumar um local e uma mesa com classe e elegância é, muitas vezes, um hábito difícil de se manter não só para eventos e ocasiões especiais, como também no dia a dia. Para falar sobre etiqueta e dar dicas de como manter este comportamento, o programa Do Avesso recebeu a especialista no assunto e em montagem de mesas, Janine Antunes, na tarde desta terça-feira, 29.

Segundo Janine, etiqueta é algo que deve nos ser ensinado desde pequenos, já que tem a ver principalmente com educação e independe de qualquer condição social. “Etiqueta é educação e educação é boa em qualquer lugar. Ser bem tratado e saber como tratar bem”, destacou.

Adentrar em um restaurante chique e ser surpreendido com diversos tipos de talheres e taças, para uma única refeição, nos deixa, muitas vezes, perdidos. Janine afirma que é importante saber qual peça usar, independentemente se a comida for algo mais elegante, ou uma refeição típica de boteco.

E os bons costumes de Janine vão ao encontro de boas atitudes para a sociedade. Ela e um grupo de chefs de cozinha estão organizando mais uma edição de um jantar beneficente em Tubarão, para a arrecadação de dinheiro para crianças que sofrem de doenças graves.

E o jantar, além de beneficente, tem um grande toque de etiqueta também. “Será um jantar com anfitriãs, onde cada anfitriã assume uma mesa e monta com as suas louças, com os seus cristais trazidos de suas casas”, comentou Janine.

Não abrir presentes na frente de quem presenteou, e sim depois, sem esquecer de mandar uma mensagem de agradecimento no dia seguinte, é um dos simples hábitos de etiqueta que todos deveriam aderir, segundo a especialista. Não perguntar o que a pessoa quer ganhar de presente e jamais dar dinheiro como a lembrança, são outros comportamentos indispensáveis para quem quer se comportar bem. “O presente é sentimento, é carinho. Então, resumi-lo a dinheiro, não faz a festa’ né”, afirmou a especialista.

Colocar garfo e faca nas laterais do prato após a refeição, nunca recusar a comida em algum lugar, aceitando-a em pequena quantia, e sair primeiro do elevador, caso você seja a pessoa mais próxima da porta, são mais algumas dicas de etiqueta excepcionais dadas por Janine durante o programa. "A gente tem que se adaptar ao ambiente onde está. Imprima o seu jeito, a sua maneira, a sua casa, que tem que estar muito bem limpa e organizada, independente dos móveis", conclui Janine
 

Tags: do avesso

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito