Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Diamante Geração de Energia promove debate sobre Transição Energética

Prestação de contas das ações ambientais lideradas pelo Complexo Termelétrico Jorge Lacerda e debate sobre futuro energético marcam evento da Semana Mundial do Meio Ambiente 
Por Redação Criciúma, SC, 02/06/2022 - 15:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Diamante Geração de Energia promove debate sobre Transição Energética e lança mais completo Relatório Socioambiental da história do Complexo Jorge Lacerda Um debate sobre Transição Energético, seus impactos e benefícios, será realizado nesta segunda-feira, dia 6, a partir das 15h, no Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo. O evento faz parte da programação da XVI Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade Diamante.   

O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan, o ex-secretário de Desenvolvimento e idealizador da Lei de Transição Energética, Luciano Buligon, o CEO da Diamante Geração de Energia, engenheiro Pedro Litsek, e o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa, vão compartilhar percepções e conhecimentos com autoridades, ambientalistas e formadores de opinião.  

O debate "Transição Energética Justa – Marco Legal" será mediado pelo jornalista Ruy Barata Neto, especialista em infraestrutura e na cadeia energética. A proposta do evento é discutir com a sociedade a Transição Energética a partir de novos modelos de negócio que continuam envolvendo o carvão. "Valendo-se de estudos e tecnologias avançadas, o setor se prepara para reduzir a emissão de CO2 e liderar a transição. Queremos que essa mudança envolva todos os segmentos envolvidos direta e indiretamente", observa o engenheiro Zancan, presidente da ABCM, um dos debatedores.  

Antes de se iniciar o debate, o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda receberá o seu mais completo Relatório Socioambiental. O documento será apresentado pela primeira vez durante a palestra do engenheiro Pedro Litsek, da Diamante, gestora do CTJL. Com 60 páginas, colorido, repleto de infográficos, tabelas, imagens e informações, o Relatório representa uma completa e transparente prestação de contas à sociedade catarinense, como por exemplo o conjunto de licenciamentos, certificados ambientais e outorgas legais fundamentais para a segurança operacional das unidades geradoras.  

De forma didática, o material mostra também os cuidados com os produtos químicos e os controles necessários para a operação da usina localizada no município de Capivari de Baixo. 

O Relatório Socioambiental produzido pela Diamante Geração de Energia, gestora do CTJL, apresenta a qualidade do carvão utilizado como matéria-prima, o monitoramento permanente e minucioso das condições atmosféricas e da qualidade do ar da região, bem como os cuidados com lençol freático, rios, afluentes e o controle rigoroso de ruídos. O documento também mostra todo o trabalho de recuperação de áreas degradadas, os programas ambientais (como o Horto Florestal) e os cuidados com a fauna, além do apoio social a instituições da Região Sul de Santa Catarina. 

Programação XVI Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade Diamante 

05/06 – Feira Ambiental no Parque Encantos do Sul (sujeito a mudança conforme as condições climáticas). Atrações: feira de artesanato, doação de mudas, educação ambiental, coleta de resíduos para reciclagem, cadastro para castração de animais para moradores de Capivari de Baixo.   

06/06 – Palestra "Transição Energética Justa – Marco Legal" com Fernando Luiz Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e lançamento Relatório Socioambiental. Local: Auditório do Parque Ambiental Encantos do Sul 

07/06– Palestra "Lixo no mar: problemas e soluções" com Diego Saldanha, ativista ambiental criador da ecobarreira caseira. As 09h e às 14h para escolas da região. Aberto ao público. Local: Auditório do Parque Ambiental Encantos do Sul  

08/06- Palestra "As funções estruturais e ambientais da redragagem" com Alexandre Martins, Secretário Adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade. Evento fechado para colaboradores.  

09/06- Palestra "Ciclo do Resíduo Orgânico no Complexo Jorge Lacerda" com Andresa Severino, técnica em Meio Ambiente e Gestora Ambiental. Evento fechado para colaboradores.  

10/06 – Doação de mudas do Horto Florestal da Diamante. Local: portarias do CTJL e no Horto Florestal (aberto a comunidade).  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito