Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dia de brincar de Ioiô no Do Avesso

Jogador e professor de Ioiô, Allan Vierne, foi o convidado na segunda-feira
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 27/05/2020 - 13:55 Atualizado em 27/05/2020 - 14:26
Foto: Vitor Netto / 4oito
Foto: Vitor Netto / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os ouvintes da Rádio Som Maior e do Programa Do Avesso voltaram a ser criança nasegunda-feira, 27, já que o assunto do programa foi Ioiô. O programa recebeu o jogador e professor de ioiô, Allan Vierne, que atua na região ensinando crianças no sul do Brasil sobre a brincadeira. Ele também conta atualmente com um canal no Youtube "Fala Cabeça". 
Vierne divulga o ioiô como esporte no sul do Brasil. Além de promover o aspecto educacional e também social, o jogador realiza ações em comunidades.

O ioiô no Brasil, assim como em inúmeros outros países, teve períodos de "febre", onde o brinquedo se tornou mania entre jovens e crianças. As maiores dessas promoções, impulsionadas pelos ioiôs Coca-Cola/Russell, ocorreram em 1982 e 1995. Até então, não havia uma organização independente para o esporte no país.

Foto: Vitor Netto / 4oito

Para Allan não foi diferença, começou sua relação com o ioiô em uma campanha da Coca-Cola quando ele ganhou e começou a praticar. “Você vai começar a praticar como brincadeira, mas quando você ver que manda bem você vai praticar para valer. E a gente começa com oito manobras e vai indo. Após isso começa outras manobras mais avançadas e a partir daí vai ficando bom”, comenta Vierne. 

Atualmente ele realiza eventos em festas e realiza atividades com crianças. “O feedback que os pais nos dão é muito bom. Ali te proporciona um momento de sair das redes sociais e da internet”, explica. 

Ele também atua no canal “Fala Cabeça”. Ele surgiu a partir do Ioiô. O nome surgiu a partir da interação com as crianças. Nos vídeos ele ensina também manobras de ioiô. “O canal me despertou o audiovisual e você percebe que sempre quer fazer melhor. E eu quis trazer uma pegada mais cinema”, conta. 

História do Ioiô

O ioiô, na sua forma atual, nasceu nas Filipinas, onde é até hoje um brinquedo muito popular. Foi só em 1928, no entanto, que o ioiô começou a se popularizar no resto do mundo, quando um filipino, Pedro Flores, levou o ioiô para os Estados Unidos e começou a comercializá-los. 

Em 2002 foi fundada a Associação Brasileira de Ioiô, que passou a ser responsável pela organização de campeonatos no Brasil. Nesse mesmo ano o Brasil teve seu primeiro representante no Campeonato Mundial.
 

Tags: do avesso ioio

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito