Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

"Design sempre vai ser a profissão do futuro", afirma Luiz Salomão

O professor conta suas experiências no Programa do Avesso
Por Criciúma, SC, 18/03/2019 - 15:30Atualizado em 18/03/2019 - 16:18
Fotos: Clara Floriano
Fotos: Clara Floriano

"Existe ideia não lapidada, tenho que descobrir qual o caminho certo para essa ideia funcionar. Eu sempre disse, isso é feito pra você, para alguém especial. Tenho que descobrir quem é esse você, quem é essa pessoa especial, não posso fazer para mim, design tem que fazer para os outros”. Isso é o que pensa Luiz Salomão Ribas Gomez sobre ideias e designers.

Luiz Salomão Ribas Gomez é graduado em Desenho Industrial pela PUC-PR, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Engenharia de Produção também pela UFSC, revalidado na Universidade da Beira Interior (UBI) como Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial.

Luiz Salomão participou do Programa Do Avesso desta segunda-feira

Ele é coordenador do Centro Sapiens. O Projeto Centro Sapiens surgiu a partir da parceria entre Sapiens Parque e a UFSC com apoio da Prefeitura de Florianópolis. É um projeto que visa tornar a região leste do Centro Histórico de Florianópolis em um Distrito Criativo, através de um processo denominado revitalização urbana e por meio do fomento da economia criativa local. 

Uma das ações do Centro Sapiens é o Cocreation Lab, pré-incubadora com espaço de trabalho colaborativo inaugurada no segundo semestre de 2016. O Cocreation Lab está localizado no Museu da Escola Catarinense (MESC), no centro histórico de Florianópolis. Um ambiente colaborativo voltado para pessoas que tenham ideias nas áreas de economia criativa com potencial de gerar novos empreendimentos.

Ao longo de seis meses, passam por um processo de pré-incubação no qual se têm à disposição um conjunto de atividades e apoio institucional que auxiliarão nas etapas de validação dos modelos de negócios.

"A ideia é que esses meninos peguem suas ideias e por mais malucas que sejam, venham mostrar e conversar com a gente. Trazer para nós construirmos uma referência nova, para mostrarmos para eles se é possível ou não", conta Salomão.

Salomão estará presente no lançamento do Cocriation Satc (pré-incubadora). A iniciativa é uma parceria entre a SATC e Centro Sapiens e faz parte da Plataforma 2030.

O Programa Do Avesso tem apresentação de Mano Dal Ponte e Pity Burigo.  Confira o programa na íntegra: