Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Descarte inadequado de lixo prejudica a rede de esgoto

Em Araranguá, SAMAE identifica até tiras de pneus, o que atrapalha no sistema de tratamento
Por Redação Araranguá, SC, 04/04/2022 - 09:28 Atualizado em 04/04/2022 - 10:02
Uma parte dos resíduos encontrados / Fotos: Divulgação
Uma parte dos resíduos encontrados / Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A coleta e o tratamento do esgoto fazem parte da rotina do setor de saneamento básico e são fundamentais para a população, já que contribuem diretamente com a saúde, qualidade de vida da sociedade e preservação do meio ambiente. O SAMAE de Araranguá alerta a população sobre os prejuízos do descarte irregular de resíduos nas redes de esgoto.

A técnica em Saneamento Ambiental, Bruna Inácio Nazário, que trabalha no SAMAE há um ano e meio demonstra preocupação quanto ao incorreto descarte de materiais feito por populares junto a rede de esgotamento sanitário. A prática, além de prejudicar a rotina de trabalho, também pode causar prejuízo. Os resíduos que deveriam ser descartados no lixo, mas, acabam equivocadamente depositados na rede de esgoto, prejudicam todo o sistema e a população. A sujeira pode obstruir a rede, causando o retorno do esgoto para dentro dos imóveis, ou o seu vazamento pelos poços de visitas (PV), e até mesmo causar o rompimento do cano, que é dimensionado para receber apenas esgotos.

“Na tubulação das Estação de Tratamento de Efluentes, na ETE ii, SITUADA NO Bairro Urussanguinha, já observamos a presença de elementos como fraldas descartáveis, papéis, plásticos, entre outros. Esta prática constantemente tem causado transtorno no processo operacional na rede”, revela.

Bruna Inácio Nazário destaca que a conscientização das pessoas pode alterar este panorama. Ela lembra que, na outra estação do SAMAE de Araranguá - a ETE I, no Parque Alvorada -  ocorrem problemas semelhantes.

Tiras de pneu descartadas na rede

No local, o operador de estação, Ari José da Silva relata que, nos últimos dias, além dos dejetos irregularmente descartados pela população na rede de esgoto foi observada a presença de pedaços de borracha de pneus. Além de volumoso e sólido, estima-se que este tipo de borracha leve 600 anos para sua decomposição. Além disso ocupam um espaço considerável nos aterros sanitários e, se incinerados de forma incorreta, tornam-se agentes da poluição atmosférica.

Procedimento adequado

O correto é sempre jogar lixo no destino adequado, jamais utilizando ralos de pias ou vasos sanitários. No caso do óleo de fritura a recomendação é providenciar o armazenamento deste resíduo em garrafas plásticas, fazendo o descarte em pontos de coleta para que posteriormente seja reciclado. “São ações simples que fazem toda a diferença! Isso evita, por exemplo, a formação da famosa “gordura”, que pode obstruir tubulações e é resultado   do descarte incorreto do óleo de fritura pelo ralo da pia”, orienta Bruna.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito