Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Desassoreamento do Rio Sangão inicia na próxima semana

A limpeza será iniciada no bairro Vila Francesa, em Criciúma, assim que os equipamentos estiverem prontos
Por Giovana Bordignon Forquilhinha, SC, 23/06/2022 - 17:31 Atualizado em 23/06/2022 - 18:32
Foto: Enio Biz/ Arquivo 4oito
Foto: Enio Biz/ Arquivo 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após as cheias decorrentes das fortes chuvas do início de maio, o desassoreamento do Rio Sangão deve iniciar na próxima semana. No dia 10 de maio, os prefeitos de Criciúma, Forquilhinha e Maracajá, juntamente com vereadores, coordenadores da Defesa Civil e outras autoridades, estiveram na Câmara de Vereadores de Forquilhinha para discutir a situação e, segundo o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, assim que os equipamentos estiverem prontos, a limpeza será iniciada.

“É uma situação que preocupa bastante, tem muito assoreamento, lixo. Eu encontrei fogão a lenha, geladeira, sofá, pneu, para-choque de carro, tudo dentro do rio”, comenta Fred. Após percorrerem o Rio Sangão de bote, no fim do mês de maio, e checarem a situação, um relatório foi publicado no Diário Oficial.

Leia mais: Quais são os próximos passos para o desassoreamento do Rio Sangão

O primeiro quilômetro de desassoreamento já está autorizado e iniciará no bairro Vila Francesa, em Criciúma, na próxima semana. Mas, não é um processo simples. “Temos que tirar esse material do rio, deixar sacar e transportar. Eu não posso tirar o material, colocar em cima do caminhão e levar”, pontuou o diretor da Defesa Civil. O local que os dejetos serão despejados ainda não foi definido.

Diferente da dragagem, o processo de desassorear faz a limpeza do rio. “Quando falamos em aumento da calha, é o alargamento lateral, de profundidade, horizontal e vertical”, explicou. “Qual é a nossa intenção? Deixar o rio no seu leito original, tirar toda a sujeira e limpar a calha, essa é a função do desassoreamento”, completou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito