Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Deputado quer redução na taxa do esgoto

Marcius Machado adicionou a questão junto a reforma administrativa
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 14/05/2019 - 10:00
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O deputado estadual Marcius Machado (PR) propõe que a Casan reduza em 60% a cobrança da taxa de esgoto. Ele adicionou uma emenda junto à reforma administrativa que está sendo promovida. Segundo o deputado, hoje a cobrança é feita em relação a 100% da taxa da água. Atualmente 195 munícipios do estado seguem este sistema de cobranças.

“Entendemos que a Casan tem que ter um retorno para a sociedade e não cobrar 100% em todos os municípios”, disse em entrevista ao Programa Adelor Lessa. “Eu quero buscar resolver a situação ou que a Casan venha e diga que vai fixar em 80%. Tem municípios, como Criciúma, que logo vão municipalizar os serviços”, completou.

Segundo Marcius Machado, o valor da tarifa da água é regido por um decreto e deve ser indicado pela agência reguladora, então a cobrança do esgoto envolve 100% do que é cobrado pela água. Essa é uma das 150 emendas sugeridas, ontem o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), que é um dos relatores da reforma, disse que a pauta não cabe no momento.

“A gente entende que é muito mais alto, só que a água é retirada da natureza e não gasta nada para pagar. Existe toda uma estrutura para fazer estes cálculos. A Casan não deve gerar lucros, ano passado no primeiro trimestre foram mais de R$ 88 milhões, então não está cumprindo o objetivo dela”, ressaltou.

Confira a entrevista na íntegra:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito