Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Depois da turbulência, a calmaria? Paysandu vem ao Majestoso após liderança na Série C

Papão da Curuzu teve três treinadores, elenco reformulado e viveu susto no fim da primeira fase
Por Heitor Araujo Belém, PA, 01/10/2021 - 18:00 Atualizado em 01/10/2021 - 18:01
Paysandu foi campeão paraense, mas teve três técnicos na temporada (Foto: Arquivo / Divulgação)
Paysandu foi campeão paraense, mas teve três técnicos na temporada (Foto: Arquivo / Divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Paysandu, adversário do Tigre no próximo domingo, vive uma temporada de título paraense,  reformulação no elenco e de uma dança das cadeiras no comando técnico. O Papão da Curuzu chega ao Majestoso com um desfalque, dois prováveis retornos e com bom aproveitamento do técnico Roberto Fonseca.

No primeiro semestre, o Paysandu mudou de treinador durante a final do paraense, após derrota na partida de ida contra o Tuna Luso. A base do time de 2020, que quase conseguiu o acesso à Série C, foi mantida, mas baixas aconteceram ao longo da temporada e reforços chegaram.

Para o confronto contra o Tigre, o técnico Roberto Fonseca tem o desfalque do meia-atacante Ruy, mas Marlon pode retornar no ataque e Paulo Roberto no meio-campo. Quem está confirmado de volta ao time é o lateral-direito Leandro Silva.

"Clinicamente eles (Paulo Roberto e Marlon) estão recuperados e trabalharam bem durante a semana. Temos que saber lidar, qual vai iniciar ou vai entrar. Na segunda ou terceira partida eles devem fazer os 90 minutos. Temos que utilizá-los de uma maneira inteligente e estratégica", ressaltou o treinador. 

Na frente, Rafael Grampola, contratado após a saída de Nicolas Yohann, não repetiu o desempenho que teve no Joinville em 2017 e 2018 e no Juventude em 2020; com apenas um gol marcado em oito jogos, o centroavante deve perder a camisa 9 para Danrlei. 

Em 2021, três treinadores passaram pelo Papão da Curuzu: Itamar Schülle, Vinícius Eutrópio e, agora, Roberto Fonseca. Com o último, o Paysandu confirmou a melhor campanha do Grupo A da Série C na primeira fase: terminou com 30 pontos. 

Itamar Schülle

Depois de sair do Tigre, quando por pouco não foi rebaixado na Série C, Itamar assumiu o Paysandu. Chegaram junto com o treinador poucos reforços, como o goleiro Victor Souza e o zagueiro Denílson. Grande parte da base que quase subiu o Papão da Curuzu em 2020 na Série C foi mantida.

Itamar comandou o Paysandu até o primeiro jogo da final do Paraense, quando foi derrotado por 4 x 2 para a Tuna Luso e perdeu o emprego. No meio do caminho, foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil, em derrota por 2 x 1 para o CRB em casa. Ao todo, foram oito vitórias, quatro empates e três derrotas no clube.

Vinícius Eutrópio

Assumiu no lugar de Itamar outro técnico oriundo do futebol catarinense: Vinícius Eutrópio, que classificou o Joinville à segunda fase do estadual, mas acabou sendo demitido antes das quartas de final. Antes dele assumir, com o auxiliar Wilton Bezzara, o Papão da Curuzu reverteu o placar adverso contra a Tuna Luso e levou o título estadual.

Eutrópio fez nove jogos na Série C: três vitórias, quatro empates e duas derrotas. Sem vencer em casa, acabou demitido na virada do turno da primeira fase, dando lugar a Roberto Fonseca, que confirmou a classificação com uma rodada de antecedência, após o susto de ter sido goleado por 5 x 1 para o Ferroviário na 16ª rodada.

Roberto Fonseca

Com o treinador atual, o Paysandu conseguiu vencer jogando na capital paraense. Roberto Fonseca havia sido demitido do Londrina na vice-lanterna da Série C. Em 2020, ele garantiu o acesso do Novorizontino na Série D.

Pelo Paysandu, Fonseca tem bom retrospecto: cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. Nesta reta final da Série C, ele assumiu um elenco em processo de reformulação, com as saídas de Bruno Collaço e Nicolas Yohann, mas com os reforços de Rildo e Rafael Grampola.

Para esta segunda fase, Fonseca não desmerece o trabalho feito na etapa inicial da Série C. "A gente colocar como uma nova competição é uma forma errônea. Estamos classificados porque fizemos a competição até aqui. O que temos colocar é que zerou todo mundo", ressaltou.

O Paysandu treinou na tarde desta sexta-feira no CT do Avaí e vem de ônibus para Criciúma, onde treina no sábado, no CT do Tigre. A provável escalação tem Victor Souza; Leandro Silva, Perema, Denilson e Diego Matos; Paulo Roberto, Marino e José Aldo; Robinho (Marlon), Rildo e Danrlei. Técnico: Roberto Fonseca.

Artilheiro

O goleador da equipe na Série C é o atacante Rildo, de 32 anos. O extrema teve destaque em clubes importantes do futebol brasileiro, como Ponte Preta e Coritiba, e coleciona passagens por Corinthians, Santos, Vasco, Chapecoense e, por último, o Avaí, que defendeu na Série B do ano passado.

Ele chegou ao Papão da Curuzu no fim do primeiro turno da Série C. Já na estreia, mostrou o cartão de visitas: marcou no empate contra o Manaus. O atacante tem nove partidas pelo clube e fez três gols. Na competição, o Paysandu marcou 23 gols e sofreu 20.

Elenco reformulado

Apesar de ter mantido a base no começo da temporada, o time do Paysandu, hoje, é quase todo diferente daquele da Série C do ano passado. São remanescentes do ano passado o zagueiro Yan, reserva em 2020, o lateral-esquerdo Diego Matos e o atacante Marlon, dúvida para a partida contra o Tigre.

Da provável escalação contra o Tigre, chegaram no começo da temporada Victor Souza, goleiro de 29 anos, que jogou a Série B do ano passado pelo CRB, e Denilson, zagueiro da base do Grêmio e que jogou no Santa Cruz a Série C do ano passado. 

Durante esta Série C, reforçaram o Paysandu o lateral-direito Leandro Silva, 33 anos, que estava no Confiança, na Série B, os volantes Paulo Roberto e Marino, este último ex-Tigre, que defenderam o Santo André no Paulistão, o meia-atacante Zé Aldo, rebaixado com o Pelotas no Gauchão e da base do Internacional, e os atacante Rildo, ex-Avaí, e Danrlei, vindo de um clube de menor expressão no futebol paraense. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito