Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Defesa Civil de Criciúma adere ao Programa SC Resiliente

Contrato firmado com o governo do Estado prevê participação no programa de adaptação a desastres até 2021
Por Redação Criciúma - SC, 19/02/2020 - 15:55 Atualizado em 19/02/2020 - 15:56
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Resiliência é a capacidade de retornar à forma original depois de passar por mudanças e obstáculos. O Programa SC Resiliente vem para incentivar a cultura de resiliência em relação aos desastres que acontecem no estado, buscando a atuação municipal de forma prática e participativa, além de trabalhar para a Redução de Risco de Desastre (RRD). A ação é uma parceria da Defesa Civil de Santa Catarina, da prefeitura de Criciúma e da Defesa Civil do município. O programa será aplicado na cidade até 2021, de acordo com o contrato firmado.

Uma das ações inovadoras é o Índice SC Resiliente, no qual são classificados os municípios do estado com mais capacidade de resiliência, isto é, a eficiência em resistir e se recuperar dos desastres. "O programa traz um avanço em defesa civil, com projetos elaborados que podem reduzir riscos e desastres em áreas de risco, reduzir assentamento ilegal, melhorar a capacidade de resiliência do município em eventos climáticos", ressaltou o coordenador municipal de Defesa Civil, Dioni Pereira de Borba.

São exemplos de projetos que podem ser feitos: a ampliação da estrutura e dimensão do canal auxiliar, ações de desassoreamento das bacias hidrológicas, recuperação de áreas ambientais e incentivo aos programas sociais no setor de habitação. "Áreas rurais podem ser contempladas com projetos para fomentar a agricultura no município dando mais segurança e potencializando uma nova gestão de prevenção", completou o coordenador.

Como funciona

Ao aderirem ao programa, os municípios devem seguir a Agenda de Resiliência, um termo de compromisso com três áreas de atuação. A primeira é a capacitação, em que a Defesa Civil oferece cursos para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a redução de riscos de desastres. Outra forma de atuação é por meio de ações estruturais e não estruturais. Obras implantadas com o objetivo de prevenir problemas de enchentes são ações estruturais. Já as ações não estruturais são normas, regulamentos e programas para disciplinar o uso e ocupação do solo, implantação de sistemas de alerta e a conscientização da população. A terceira área de atuação é sobre parcerias e financiamentos, onde um município procura outras localidades para incrementar as Agendas de Resiliência.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito