Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Debate Aberto ao embalo do Maio Amarelo

Programa reuniu especialistas para levantar e discutir os problemas do trânsito
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 20/05/2019 - 14:53 Atualizado em 20/05/2019 - 14:58
Fotos: Luana Mazzuchello / 4oito
Fotos: Luana Mazzuchello / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma registrou no sábado a oitava morte em acidente de trânsito em 2019, a vigésima segunda na região carbonífera. Enquanto o acidente com óbito ocorria na Rodovia Otávio Dassoler, um pedágio de conscientização era realizado nos arredores do Parque das Nações. "É a triste realidade do nosso trânsito", constatou o advogado Vinícius Ribeiro, que preside a subseção dos assuntos de trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Criciúma.

Comentarista de trânsito da Rádio Som Maior, Ribeiro participou da edição especial do Debate Aberto nesta segunda-feira que contou, ainda, com o gerente da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) de Criciúma, Paulo Borges; o técnico do Instituto Médico Legal (IML) em Criciúma, Almir Fernandes de Souza; e o responsável pela Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari) da Ciretran em Criciúma, André Marcelino.

"Está em vigência um tratado proposto pela ONU em 2011 que estipula a meta de redução de 50% nos acidentes de trânsito. Daí que nasceu a campanha do Maio Amarelo", informa André. A mobilização, que consta de campanhas, mobilizações e alertas para o respeito às regras de trânsito, tem extensa programação em Criciúma. Nesta semana, uma tenda está montada na Praça Nereu Ramos para fomentar a cultura da conscientização. "O pensamento é global, mas a atitude é local", observa.

"R$ 518 bilhões de dólares são gastos por ano no mundo com acidentes de trânsito", lembra Vinícius Ribeiro. "Cada dez leitos do SUS, 6,5 são para o trânsito e suas consequências", completa André. É unanimidade que se faz necessária a ampliação do trabalho de educação nas escolas. "Mas encontramos barreiras, escolas que dizem não ter espaço na grade para o assunto. Educação no Trânsito deveria ser uma agenda permanente da escola", afirma Almir Fernandes. 

Os ouvintes referiram, durante o programa, a necessidade de os pedestres se enquadrarem mais e melhor também nas regras de trânsito. "Em 2018, mais de 2 mil infrações registradas sobre parar em faixas de pedestres", disse Paulo Borges, alertando para uma infração corriqueira de motoristas. A DTT relacionou, ainda, pontos da cidade onde está atuando para colocar lombadas elevadas, o que reduz os acidentes. "Fizemos uma no fim de semana na Avenida Universitária entre a Santa Luzia e o São Defende", destaca.

Confira a íntegra do programa no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito