Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

De janeiro a janeiro: parceria entre agricultores e indústrias de arroz é imprescindível o ano todo

Iniciativa do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina busca alinhar e consolidar ainda mais a cadeia produtiva no estado
Por Redação Criciúma, SC, 24/04/2023 - 20:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com números expressivos em solo catarinense, a produção de arroz irrigado envolve inúmeras pessoas para que os melhores grãos cheguem na mesa dos milhares de consumidores. Para que tudo saia com a maior qualidade possível, a parceria entre agricultores e indústrias torna-se imprescindível ao longo de todo o ano, uma vez que cada parte depende da outra para se desenvolver. É por este motivo que o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) quer fortalecer este vínculo cada dia mais.

Mesmo que a troca possa ser mais intensa no primeiro semestre, por conta da colheita do arroz, a sinergia deve permanecer nos outros meses, pois as empresas permanecem durante o ano todo à disposição para auxiliar os agricultores com dúvidas, orientações e outras necessidades que possam surgir.

Percorrendo as lavouras da família desde a infância, Rodrigo Pasini entende a necessidade desse vínculo com as indústrias, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Somando mais de 30 anos de experiência na área, para o agricultor, essa troca é uma via de mão dupla e é por meio dela que o grão cultivado por ele é degustado por dezenas de pessoas.

“Nós precisamos de alguém com conhecimento e que disponha dos equipamentos necessários para beneficiar esse produto tão presente na refeição. Somando nossa dedicação diária ao cuidado que as indústrias têm, conseguimos oferecer um cereal de alta qualidade, até porque os consumidores estão cada vez mais críticos e exigentes”, afirma Pasini.

Por conta do desenvolvimento da tecnologia, o que antes era feito manualmente nas plantações, hoje é realizado por grandes máquinas. No entanto, conforme conta o produtor, as preocupações são tão cansativas quanto o trabalho braçal. “Temos que estar atentos aos pequenos detalhes para que tudo saia da melhor maneira possível, seja durante o plantio, colheita ou preparação da área para a próxima safra. Nossa cabeça está sempre pensando à frente e em maneiras de contornar os percalços que possam aparecer, principalmente no que diz respeito às intempéries”, frisa.

Contribuição à economia de SC

Segundo informações da Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, o arroz tem grande importância social e econômica para o Estado. Com as plantações espalhadas em 93 municípios, o cereal é cultivado em 147 mil hectares e responsável pelo emprego de mais de 50 mil pessoas.

Na percepção do presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, entender o impacto que a rizicultura traz na economia de Santa Catarina torna ainda mais evidente a necessidade de boas parcerias entre indústrias e produtores rurais.

“Nós queremos que o produtor seja forte e cresça, pois se ele estiver bem, as nossas 26 indústrias associadas ao SindArroz vão ser recompensadas também. É uma relação de igualdade e troca na mesma proporção. E queremos fortalecer tanto essa parceria, que já estamos discutindo a possibilidade de oferecermos treinamentos aos agricultores, para que eles tornem as lavouras mais produtivas e com maior eficiência, corroborando ainda mais para nossa cadeia produtiva”, evidencia.

Sobre o SindArroz-SC

Fundado no ano de 1975, o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) atua como representante das empresas cerealistas do estado. Com 26 indústrias associadas, a entidade tem como um dos principais objetivos conquistar melhorias para toda a cadeia produtiva do alimento, bem como servir como ponte para beneficiadoras do grão. A rizicultura catarinense é responsável por 15% do abastecimento nacional e geram milhares de empregos no solo catarinense, além de em outras regiões do país.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito