Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

De cada dez, três pacientes do HMISC são de fora de Criciúma

Nos primeiros sete meses do hospital, foram 5,8 mil atendimentos, 1,7 mil para pessoas de cidades vizinhas
Por Redação Criciúma, SC, 05/07/2019 - 16:13 Atualizado em 05/07/2019 - 16:18
Os pais Gabrieli e Dillan com a pequena Laura, o milésimo bebê nascido no HMISC. Família é do Rincão / Divulgação
Os pais Gabrieli e Dillan com a pequena Laura, o milésimo bebê nascido no HMISC. Família é do Rincão / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Trinta por cento dos atendimentos realizados no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc) desde a inauguração da nova ala, em 1º dezembro de 2018, são de pacientes de cidades de fora de Criciúma. O dado consta de balanço de atividades produzido pela direção do hospital no final de junho.

Dos 5.815 atendimentos feitos nos últimos sete meses, 1.737 foram reservados a pacientes de cidades vizinhas, o equivalente a exatos 29,87% no período. Com mais de 4 mil metros quadrados, a nova ala exigiu um investimento de cerca de R$ 6 milhões, desembolsados pelo Governo do Estado e pela prefeitura de Criciúma. A nova estrutura abrigou 70 novos leitos e a reabertura da maternidade, com capacidade para 300 partos por mês, entre outros serviços.  

No dia 9 de maio ocorreu o milésimo parto no HMISC, do casal Gabrieli dos Santos Zeferina, de 19 anos, e Dillan Agostinho Aguiar, de 23 anos. Ela deu à luz a Laura, e a família é do Balneário Rincão.

O custeio do HMISC

O Estado também assumiu o custeio mensal do Hospital Santa Catarina, em gestão realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas). A nova estrutura também consolidou a unidade como referência em atendimento materno-infantil no Sul de Santa Catarina. Dos 70 novos leitos, 24 são da maternidade, seis na UTI Neonatal, um de isolamento da maternidade, 24 na clínica da mulher, um de isolamento na clínica da mulher, quatro de observação pós-anestésicos e 10 de cuidados intermediários.

O primeiro bebê do novo Hmisc nasceu no dia 17 de dezembro. Esther é filha de Daniele Vefago Soares e Odair Jose Peruchi, moradores de Criciúma. Hoje já são 1.451 nascimentos e 1.430 partos realizados no hospital - uma média de cerca de sete procedimentos por dia ou 220 mensais. A diferença entre nascimentos e partos ocorre em razão da ocorrência de gêmeos e trigêmeos nos nascimentos.

Esther, o primeiro bebê do HMISC / Foto: Daniel Búrigo / 4oito / Arquivo

"Hoje, o Hmisc é reconhecido pelo modelo de atendimento humanizado e é referência em atendimento de excelência para toda a região Sul, atendendo pacientes de SUS vindos de todos os 12 municípios integrantes da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amorec)", diz o diretor-geral Danilo Pavarine. A população estimada dos municípios da Amrec é em torno de 450 mil pessoas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito