Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2022

Daniel Freitas e a nominata pesada do PL: "o sol nasce para todos"

Agora filiado, deputado criciumense mostra entusiasmo com possível candidatura de Luciano Hang pelo Partido Liberal ao Senado
Por Denis Luciano Brasília, DF, 09/03/2022 - 08:20 Atualizado em 09/03/2022 - 08:30
Daniel Freitas, agora filiado ao PL / Foto: Paulo Sérgio / Agência Câmara
Daniel Freitas, agora filiado ao PL / Foto: Paulo Sérgio / Agência Câmara

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Acabou o suspense. Daniel Freitas é do PL. Eleito pelo PSL em 2018, o deputado federal aguardava a janela partidária de março para tomar o rumo do presidente Jair Bolsonaro. "Desde quando o presidente Bolsonaro se desfiliou do PSL, eu tenho dito que eu viria para o partido que ele escolhesse. Naturalmente, agora, nessa janela que se abre, eu busquei ter a oportunidade de dialogar com o PL para entender se esse de fato era o ambiente que caberia a minha candidatura à reeleição e, de fato, fui muito bem acolhido", comentou o deputado, em entrevista ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior nesta quarta-feira (9).

Daniel lembrou que o PL era um caminho natural para ele. "O PL é, naturalmente, para aqueles que buscaram em 2018 acompanhar o presidente Bolsonaro e que se mantiveram com o presidente, não foi nada fácil para mim ficar ao longo desse tempo todo na Câmara, trabalhando de maneira assídua e proativa, praticamente sem partido. No momento em que a gente consegue entender qual o caminho do presidente, é natural que busquemos isso. E eu consegui, no tempo hábil, dentro da janela, buscar essa oportunidade", referiu.

Leia também - Deputado federal Daniel Freitas oficializa filiação ao PL

Além de Daniel Freitas, estão tomando o rumo do PL outros dois deputados federais eleitos pelo PSL em 2018: Caroline de Toni e Coronel Armando. A chapa ainda terá nomes como o suplente de deputado Jorge Goetten, o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, e a advogada Júlia Zanatta, candidata a prefeita de Criciúma em 2020. "Eu vejo de maneira positiva. Incluo nessa lista o Jorge Seif, secretário nacional de Pesca e com muito prestígio junto ao presidente. Esse é um problema que todo o partido gostaria de ter que é esse overboking de candidatos a deputado federal, e isso traz uma vantagem para a gente que escolhe o partido, será um partido que fará legenda para incluir na Câmara alguns candidatos que entrem de fato", respondeu.

Daniel lembrou a importância de ter nominata para fazer legenda. "Eu, que na última eleição fiz 142 mil votos, sozinho não teria entrado, não teria feito legenda. Sem coligação na proporcional não faremos bancada sem uma chapa que não consiga demonstrar força", observou. "Vocês comentam nomes importantes, que eu tenho a convicção que hoje, mais do que nunca, o eleitor está condicionado a estudar o cenário político, todos conhecem nossos candidatos", salientou. "O eleitor certamente vai fazer o seu filtro, vai escolher os candidatos que apresentarem as melhores condições para defesa do povo brasileiro e dos catarinenses. O sol nasce para todos, cada um terá a sua oportunidade de apresentar de maneira objetiva e madura o que quer e o que fez e pretende fazer por Santa Catarina", definiu.

Daniel lembrou que faltam exatos 210 dias para a eleição. "Vamos caminhar nesses 210 dias apresentando resultados e o que se pretende fazer", reforçou.

Daniel Freitas com o senador Jorginho Mello e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto

"O sol nasce para todos"

O deputado reforçou algumas vezes, durante a entrevista, a definição sobre "o sol nascer para todos" para justificar a boa quantidade de candidatos competitivos na chapa do PL. "O sol nasce para todos, temos um partido que vai abrigar todos aqueles que acompanharam o presidente e todos os que querem acompanhar o presidente nas eleições", sublinhou.

Daniel destacou o papel que deverá exercer o senador Jorginho Mello, enquanto presidente estadual do PL, para equilibrar e acomodar essas forças. "Cabe agora ao presidente Jorginho Mello, nosso pré-candidato a governador, acomodar todas as candidaturas. Acredito que faremos um quadro importante, com resultados, e que mostre por esses resultados a garantia de continuidade, principalmente do presidente Bolsonaro e da defesa que ele vai precisar na Câmara Federal, nas Assembleias Legislativas, acreditando também no Senado", respondeu.

Luciano Hang

Daniel Freitas participou no começo da semana, em Brasília, de uma reunião do empresário Luciano Hang e empreendedores do ramo do agronegócio com o presidente Jair Bolsonaro. E está convicto de que Hang se filiará ao PL para concorrer a senador. "O Luciano é um quadro que Santa Catarina praticamente congelou em busca da sua decisão, esperando o caminho que ele vai tomar. É um amigo, um empresário, uma personalidade política que fará muito bem a Santa Catarina, um personagem novo na política apesar de ser um empresário e ativista político há algum tempo", comentou.

"Ele é um aliado número 1 do presidente Bolsonaro, que de maneira quase natural acaba por entrar nesse quadro de apoio ao presidente de forma legítima, dentro de um partido político", destacou Daniel. "O Luciano tem a convicção de que vai apoiar o presidente a partir da maneira que entrar num partido. O prazo está findando, ele tem dado indicativos de que está às vésperas de anunciar o seu partido, acreditamos que ele possa entrar no PL somando com uma bancada de pré-candidatos a deputado federal e com um candidato ao Governo do Estado que possa estar alinhado ao presidente Bolsonaro", salientou.

Mas Luciano ainda não definiu seu destino político. "Ele ainda não definiu, está em vias de anunciar o seu partido, mas se tudo encaminhar bem como nós acreditamos, e eu particularmente torço, a partir do momento em que agora posso anunciar que sou um novo filiado do PL, espero que ele o mais rápido possível possa anunciar aos catarinenses que é pré-candidato do PL ao Senado", comentou Daniel.

Jorginho Mello governador

O deputado criciumense vê o senador Jorginho Mello bem posicionado para concorrer a governador em outubro. "O senador merece muito respeito, nunca perdeu uma eleição e tem agora pavimentada, devido à sua experiência, esse caminho. Ele sempre falou que era preciso calma, paciência e construção no projeto que tem o objetivo principal de construir a reeleição do presidente Bolsonaro", frisou. "Ele está na metade do mandato no Senado, com a vantagem de ter ao lado dele um exército que foi, de maneira muito natural, alinhando as forças ao projeto que, para ele, é um projeto que certamente, no meio de um mandato de Senado, é uma força que vai fazer muito bem para uma campanha de Governo do Estado como ele se propõe a fazer", argumentou o parlamentar.

Daniel assinalou a experiência de Jorginho Mello como um fator a favor da sua candidatura. "É um senador experiente que, com as nossas experiências de Santa Catarina, certamente o eleitor catarinense quer alguém com experiência, com responsabilidade, e o nosso estado já provou ser conservador, que apoia o presidente Bolsonaro. As forças se convergem e acredito que o senador começa a entrar no cenário, que talvez as pesquisas ainda não mostrem, mas começa a se formar uma onda em Santa Catarina, somada à força de um candidato ao Senado como Luciano Hang, que vai fazer Santa Catarina ter um projeto para convencer Santa Catarina a realinhar o Estado ao Governo Federal somando a uma bancada que o presidente confia no Congresso", destacou.

Arquivo / 4oito

Onda repetida de 2018?

Daniel Freitas crê na possibilidade de um movimento semelhante ao da eleição passada em favor do presidente Bolsonaro. "O que aconteceu em 2018 foi uma quase que revolta, muitos dos votos foram até de revolta, mas o presidente Bolsonaro em 2018 provou que uma mudança fez parte de um processo que exige tempo para demonstrar o resultado. Ele tem apresentado um resultado muito positivo para o Brasil, já tivemos reformas estruturantes muito importantes, a reforma da Previdência por exemplo, eu fui titular da Comissão Especial, passei por processo importante sendo autor da PEC Emergencial, tantas reformas e projetos importantes que exigem mais quatro anos para o presidente Bolsonaro concluir esse primeiro passo que o Brasil tem que dar, depois de tantos anos governado por partidos de esquerda que estavam nos desvirtuando do rumo natural do Brasil, que é o do desenvolvimento", referiu.

O deputado diz confiar no perfil conservador do eleitor catarinense. "Quando começarmos um processo eleitoral, o povo catarinense, que é conservador, terá a nitidez de enxergar que a terceira via é quase que improvável e que sobrarão para o brasileiro escolher entre o governo de esquerda ou a provável volta do Lula ou a continuidade do presidente Bolsonaro", disse. "Eu acredito que esse cenário seja o cenário perfeito pois eu acredito na inteligência do povo brasileiro. Ia chegar esse momento de o povo ter que escolher entre Lula ou Bolsonaro, e seria esse o melhor momento para Bolsonaro e o povo identificarem o melhor rumo. Faltam 210 dias para o nosso povo continuar mostrando a sua inteligência e dar continuidade a esse trabalho do Governo Federal", completou.

Ouça a entrevista do deputado Daniel Freitas no Plenário, com Upiara Boschi e Adelor Lessa, no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito