Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dada a largada para o ViverCom: Um dia de celebração e conexão com a comunidade

A extensa programação do projeto de extensão iniciou neste sábado (23/09) no Bairro Santa Augusta
Por Redação Criciúma, SC, 23/09/2023 - 17:56
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os moradores de Criciúma acompanharam o início de um evento significativo para a Unesc e para as localidades: o projeto de extensão Vivências e Experiências na Comunidade (ViverCom) da Unesc, que abriu a extensa programação na manhã deste sábado (23/09), no salão paroquial do Bairro Santa Augusta, localizado nas imediações da Universidade. 

Com uma ampla variedade de mais de 30 serviços gratuitos à disposição, a ação engloba uma série de atividades, desde tipagem sanguínea e auriculoterapia até orientações sobre alimentação saudável, conselhos sobre o uso de plantas medicinais, distribuição de sementes e atividades lúdicas. Além disso, foram oferecidas oficinas de saúde para homens e mulheres, workshops de estamparia artesanal, brincadeiras, contação de histórias, distribuição de livros e orientação profissional, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, esse é um momento de profundo significado para a Instituição, pois reforça o compromisso de uma Universidade Comunitária. "Optamos por começar nas proximidades da Unesc como uma forma de retribuir à comunidade que nos acolhe há 55 anos. Nossa iniciativa abrange uma ampla gama de atividades, incluindo recreação, cultura, orientação em saúde, educação, empreendedorismo, promoção da diversidade e até mesmo a contribuição para a revitalização da praça local. E esse compromisso se estenderá a todos os bairros da cidade", disse a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Ela destaca que esta é uma oportunidade única para conectar a Universidade com a comunidade, compreendendo suas necessidades e aprimorando o envolvimento a cada encontro subsequente. "Além disso, trazemos os estudantes para a vivência comunitária, oferecendo-lhes uma valiosa experiência prática, que é um dos princípios que defendemos fervorosamente. Este projeto abrangente nos inspira e reflete a missão de uma Universidade Comunitária", completa.

Presente no evento, a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, expressou a grande expectativa em relação a este primeiro encontro. "O projeto passou por uma reformulação completa, envolvendo ativamente todos os setores dos cursos de graduação, com o objetivo de destacar o impacto da Unesc e seu compromisso com a comunidade. Esta oportunidade nos enche de alegria ao comemorarmos os 55 anos de uma Unesc transformadora e dedicada ao desenvolvimento regional", disse.

Uma das coordenadoras do projeto, Tatiane Macarini, destacou que este projeto de extensão representa um marco importante na relação da Universidade com a comunidade local. "O evento foi repleto de alegria e enriquecimento. Os participantes tiveram a oportunidade de levar para casa informações valiosas, participar de jogos, explorar livros, aprender sobre o reaproveitamento de alimentos e receber orientação na elaboração de currículos e escolha profissional", comentou. 

"As ações do ViverCom ocorrerão a cada 15 dias em diversas localidades, das 9 às 12h, estreitando os laços entre a Universidade e a comunidade. Essas experiências colaborativas proporcionam uma conexão significativa e gratificante entre estudantes, professores e membros da comunidade", reforça Tatiane.

Quem também estava alegre com a iniciativa foi o presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Augusta, Mário Sérgio de Farias. "Este é um momento valioso para adquirirmos mais conhecimento. Sinto-me profundamente orgulhoso de viver nas proximidades da Universidade e de fazer parte de sua história. Nossa comunidade está repleta de alegria e orgulho por este envolvimento. A Unesc é verdadeiramente cativante", disse.

O vice-prefeito Ricardo Fabris destacou o aspecto notável desse projeto da Unesc, que vai além da simples conexão com as comunidades, mas também compartilha as ricas experiências da Instituição, envolvendo acadêmicos, professores e membros da comunidade. "Essa iniciativa traz consigo uma energia positiva que abrange áreas como esporte, saúde, educação, meio ambiente e qualidade de vida", disse. Segundo Fabris, essa é uma manifestação do conceito da Universidade como uma fonte de energia inclusiva, onde todos são tratados com igualdade, sem preconceitos.

O presidente do Legislativo de Criciúma, vereador Salesio Lima, estendeu seus parabéns à Universidade pela iniciativa e enfatizou o total apoio da Câmara à Instituição.

Talentos

Talentos notáveis também foram observados durante o evento, como o caso do jovem Kauê Julian Souza Simão, de apenas 12 anos. Utilizando apenas lápis e uma folha de papel, ele realizou caricaturas das pessoas presentes no local. A reitora também aproveitou para fazer o desenho.

Experiências

A professora Begair de Souza Leonor teve a oportunidade de visitar o local, e para ela, a Unesc é uma parte integrante da comunidade. "A Instituição oferece valiosos serviços à comunidade e proporciona experiências enriquecedoras aos estudantes, o que se traduz em benefícios para todos. Essa experiência aqui hoje não apenas proporcionou diversão, mas também um valioso aprendizado", observou. 

A moradora do Bairro Paraíso, Janaína Aparecida Pereira, não perdeu a oportunidade de visitar o local. "Estou adorando, pois estamos aprendendo coisas que desconhecemos, como o reaproveitamento de cascas de laranja. Existem muitas iniciativas muito interessantes acontecendo aqui", descreveu.

"A Unesc sempre acolheu os estudantes de forma excepcional, e essa ação aqui está nos proporcionando um network muito enriquecedor", comentou o acadêmico do curso de Comércio Exterior, Alison Pola.

O projeto conta com a parceria do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Criciúma, e União da Associação de Moradores (UABC), e envolve cerca de 100 professores e acadêmicos. 

Neste primeiro encontro também estiveram presentes secretários do governo municipal, representantes de entidades não governamentais, Ordem dos Advogados do Brasil -  subseção Criciúma, e Polícia Militar.

Próximos bairros a receberem o projeto Vivercom 

  • 7 de outubro: Renascer;
  • 28 de outubro: Jardim União, Progresso, Mineira Velha e Vila Manaus;
  • 11 de novembro: Vila Miguel, Metropol, Rio Bonito e Laranjinha;
  • 25 de novembro: Argentina, Brasília e Vila Rica;
  • 2 de dezembro: encerramento do projeto no Parque Municipal Altair Guidi.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito