Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Da Itália para o Brasil

Nicole Nobile e Flaminia Daina estão no Rincão representando o país natal do beach tennis
Por Vítor Filomeno Criciúma, SC, 17/02/2022 - 21:10 Atualizado em 17/02/2022 - 21:13
Nicole Nobile (à esquerda) e Flaminia Daina / Fotos: Ulisses Job / Toda Sexta / Especial
Nicole Nobile (à esquerda) e Flaminia Daina / Fotos: Ulisses Job / Toda Sexta / Especial

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O beach tennis surgiu em meados de 1987 em uma cidade da Itália chamada Ravenna. Do país natal do esporte, onze atletas vieram ao Balneário Rincão em busca do título do Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed. Entre eles, está a dupla Flaminia Daina e Nicole Nobile, sexta e quarta colocadas do ranking respectivamente.

As duas jogam juntas há quatro anos. A parceria teve início com bons resultados, mas passou por algumas dificuldades durante a pandemia e, até hoje, enfrenta a distância de mais de 9,1 mil quilômetros entre o Brasil e a Itália. O relacionamento das duas foi e é fundamental para o sucesso da dupla.

"Eu conhecia a Daina de nome, porque ela já jogava. Comecei a treinar mais, porque a Daina já estava mais avançada Quatro anos atrás, antes da pandemia, a Daina me convidou para jogar e aceitei. Começamos a treinar juntas, a viajar para campeonatos e estamos até hoje como dupla*", afirmou Nicole.

"Desde lá, veio a pandemia, nós nos dividimos e agora voltamos. Eu moro no Brasil e ela na Itália, então é um pouco difícil. Mesmo quando eu estava na Itália, nós morávamos em cidades bem diferentes. O beach tennis é parecido com o casamento: é uma questão de química. Se dar certo, beleza. Se não der, é difícil. É uma questão de empatia", explicou Daina.

A dupla italiana estreou nesta quinta-feira, 17, na arena do Balneário Rincão. Mesmo à distância, as duas treinaram e, aqui no Brasil, usaram as competições que participaram para se preparar para o Mundial.

"Viemos de uma vitória em outra competição e foi muito sofrida. O nível está crescendo demais. Nós já sabemos que cada jogo vai ser uma luta e nós estamos prontas para isso. A expectativa é nós nos divertirmos e darmos o nosso melhor. É uma montanha russa de emoção. Tomara que possamos nos entregar na quadra", afirmou Daina.

"Nos sentimos prontas. Os nossos treinamentos foram esses últimos quatro torneios que fizemos aqui no Brasil. Além desses torneios, nos prepararamos também. Ganhamos o último torneio, que foi em Matinhos (PR). Estamos confiantes", falou Nobile.

Assista a entrevista com Nicole Nobile:

Um esporte ítalo-brasileiro

Segundo a dupla, o beach tennis não é tão fácil de praticar na Itália. Tal dificuldade fez com que Nicole e Flaminia pensassem com carinho em se mudar para o Brasil. A primeira está com essa ideia. A segunda já está morando no Rio de Janeiro.

"Fala-se sempre que nasceu lá, mas foi criado aqui no Brasil. Eu sou de Roma e infelizmente nunca explodiu lá. O pessoal não conhece ainda e, para eu continuar meu sonho, mudei-me depois para cá. Eu cheguei ano passado aqui. Eu conheci [o esporte] lá, mas pensei que fosse mais uma brincadeira das pessoas na praia", contou Daina.

"Tem alguns pontos que enfraqueceram o beach tennis na Itália: um é o clima, porque lá tem muito frio; o outro é o paddle, que chegou e está tomando o espaço do beach tennis; outro é a pandemia. Eu estou pensando em vir morar no Brasil no próximo ano, porque, no momento, o lugar para morar e praticar é no Brasil, por conta do tempo quente durante a maior parte do ano*", justificou Nobile.

*Para entrevistar Nicole Nobile, foram utilizados os serviços de uma intérprete. Logo, todas as falas dela são reproduções da tradutora.

Ouça a entrevista completa da Flaminia Daina:

Rádio Som Maior / 4oito · 4OITO - Flaminia Daina - (14-02-2022)

Ouça a entrevista de Nicole Nobile: 

Rádio Som Maior / 4oito · 4OITO - Nicole Nobile - (16-02-2022)

Confira as outras atrações do Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito