Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cursos de qualificação profissional: uma porta aberta para o mercado de trabalho

Alunos dos cursos das unidades da Escola Móvel do SENAI garantem colocação profissional graças ao ensino de qualidade disponibilizado
Por Redação Criciúma, SC, 25/09/2023 - 19:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Aos 19 anos, Vinícius Ângelo F. Justino, de Morro da Fumaça, viu no aprendizado proporcionado pelo curso da Escola Móvel do SENAI, uma oportunidade para se inserir no mercado de trabalho. Ele é um dos alunos que, antes mesmo da finalização do curso, já garantiu sua colocação profissional em uma das indústrias da região.

“Eu estava no final de contrato em uma empresa e quando esse contrato terminou, acabei ficando sem emprego. Com a ajuda do professor e do curso do SENAI de Automação Industrial realizado em parceria com a prefeitura de Morro da Fumaça, consegui me colocar novamente no mercado de trabalho. Não esperava que fosse tão rápido e que poderia logo me inserir em uma empresa, dentro da área que eu faço o curso. Aprender sempre vale a pena e o curso me possibilitou ainda mais oportunidades”, garante Vinícius.

Para o professor Gabriel Biz, a capacitação possibilita que um mundo de oportunidades se abram aos estudantes. “Hoje escutamos muito falar de Indústria 4.0, inteligência artificial e tantas outras tecnologias. A automação vem com esse objetivo, transformar aquelas máquinas manuais, em máquinas automatizadas, onde o operador não precisa fazer mais a força para fazer funcionar esse equipamento, mas sim aprender a operar aquela máquina. E quando temos um aluno que é contrato ainda durante o curso, já na área da automação industrial, isso motiva ainda mais os outros a ver um futuro nesta área que está sempre em constante evolução”, enaltece o professor.

Mais de 3280 profissionais formados em quase três anos

Vinícius é um dos mais de 3.280 profissionais que, nos anos de 2021, 2022 e 2023 já garantiram o diploma nos cursos de Qualificação Profissional (FIC) oferecidos pelo SENAI, em parceria com municípios, entidades e indústria.

“O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América latina. Tudo o que o SENAI faz na educação profissional é voltado para a indústria e todos os cursos de qualificação são focados na prática. O aluno realmente vivencia aquilo que a empresa está trabalhando”, garante a supervisora dos cursos de curta duração do SENAI, Izamara Fabre Custódio.

Nos cursos que oferece, o SENAI trabalha com todas as áreas industriais, o que possibilita que o aluno faça um curso na área que procura e que mais se identifica.

“Isso só reforça o que sempre procuramos repassar. A qualificação profissional abre portas, te dá oportunidades, possibilita que se mude de carreira dentro da empresa onde se está atuando. Muitas vezes as pessoas não tem experiência prática, em carteira, mas tem o curso de qualificação que hoje, abre inúmeras portas no mercado trabalho”, finaliza Izamara.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito