Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cultura da banana foi a mais afetada pela passagem do ciclone (FOTOS)

Jacinto Machado está entre os municípios com maiores prejuízos, diz Epagri
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 14/07/2023 - 11:28 Atualizado em 14/07/2023 - 11:34
Bananais no Sul registraram queda de plantas. Foto: Divulgação/Epagri
Bananais no Sul registraram queda de plantas. Foto: Divulgação/Epagri

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A passagem do ciclone extratropical trouxe impactos para a agricultura do Sul catarinense. A cultura da banana foi a mais prejudicada com o fenômeno marcado por chuvas e ventos fortes. Em Urussanga, dez abrigos de cultivo de morango tiveram parte da estrutura comprometida. Entre os municípios, Jacinto Machado foi um dos mais prejudicados. 

"Temos observado que os municípios, quando mais próximos de encosta, foi onde nós tivemos os maiores prejuízos. Principalmente, pela época do ano e pela região onde está localizada, a cultura da banana foi a mais afetada com os ventos", disse o gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Edson Borba

Além da produção, os trabalhadores também sofreram impactos com propriedades rurais sem energia elétrica e edificações destelhadas. Muitos produtores já tinham sido afetados anteriormente por outros eventos climáticos recentes, o que agrava ainda mais os prejuízos. Desta forma, é possível recorrer a linhas de crédito. 

"São duas frentes de trabalho. Uma é identificar os problemas junto aos técnicos, Defesa Civil Municipal e Secretaria de Agricultura nos locais onde tem prejuízos mais significados. Fazemos esses levantamentos e auxiliamos na elaboração de decretos de emergência para ter alguma facilidade de recursos. Outra linha de ação é em relação aos produtores que têm áreas asseguradas/financiadas a fazer perícias de avaliação de lavouras", informou. 

Abaixo, veja fotos de estragos deixado pelo ciclone no Sul: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito