Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciumense Zé Dassilva integra livro internacional com charges sobre a pandemia

Livro publicado por editora austríaca reúne trabalhos de artistas de diversos países sobre os impactos da Covid-19 no mundo, entre eles três desenhos do chargista
Everton Siemann - DC Criciúma, SC, 17/01/2021 - 14:58
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Papel, caneta, pandemia. Junte aos três elementos, o talento e a sagacidade de cartunistas de diversos países e temos a fórmula para a produção de um livro repleto de boas sacadas e críticas envolvendo a gestão da pandemia do novo coronavírus pelo mundo.

A editora austríaca Benevento acaba de lançar um livro com charges e cartoons sobre a Covid-19 pelo mundo. Entre os artistas selecionados para compor “Paper. Pen.Pandemic. Viral cartoons from around the globe” está o chargista do Diário Catarinense, Zé Dassilva. Três trabalhos dele originalmente publicados pelos jornais da NSC foram selecionados pela editora e compõem a obra.

– Nem só de humor vive a charge e o cartum, ainda mais quando se trata de um assunto triste como essa pandemia que dominou o planeta em 2020. Tentar provocar a reflexão e apontar o que está de errado, retratando o comportamento de uma época, também são objetivos das artes gráficas e foi isso que os cartunistas tentaram passar nesse livro – avalia o artista.

A editora compõe a Red Bull Media House e buscou trabalhos em diversos países. Ao todo são mais de 400 desenhos, de artistas como Joe Dator, Jason Raish, Bruce MacKinnon e muitos outros. Além de a temática ser a pandemia, as três charges feitas por Zé Dassilva selecionadas para o livro têm um ponto em comum: retratam o comportamento das pessoas. 

– São charges mais comportamentais, que não têm algo a ver com um país específico. São fatos que podem ocorrer em qualquer lugar do mundo e que vão fazer sentido para a pessoa que for ler o livro em qualquer lugar – analisa Zé.

O chargista da NSC precisou fazer a tradução das falas nos desenhos para o inglês. Para os interessados, o livro está à venda na loja virtual da editora, no site da editora.

Os trabalhos selecionados foram:

Charge "Metas para 2020" (Foto: Zé Dassilva)
Charge "Fique em casa" (Foto: Zé Dassilva)
Charge "Encontro na quarentena" (Foto: Zé Dassilva)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito