Com base na reorganização administrativa e operacional aprovada pelo governo estadual em 31 de outubro de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) ativou oficialmente, na última quarta-feira (21), a 5ª Região Bombeiro Militar (RBM), em Criciúma.
A nova região engloba o 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma, o 8º Batalhão, com sede em Tubarão, e o futuro 17º Batalhão, com sede em Araranguá. A 5ª RBM beneficiará diretamente cerca de 400 mil catarinenses no Sul de Santa Catarina.
A reformulação amplia a capacidade de gestão regional e a integração com órgãos públicos, buscando maior eficiência operacional.
LEIA MAIS SOBRE SEGURANÇA:
- Tráfico de drogas: homem é preso com mais de 70 kg de maconha no Sul de SC
- Funcionárias são suspeitas de desviar até R$ 100 mil de loja em shopping de Criciúma
- Violência doméstica: ameaça mantém mulher e criança em cárcere privado
Divisão estratégica
Até 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina coordenava a atividade operacional do Estado através de apenas três grandes regiões. A primeira região compreendia o Litoral e Vale do Itajaí, a segunda a Serra e o Meio-Oeste e a terceira o Oeste e Extremo-Oeste catarinense.
Com a nova divisão, o comando é reorganizado em mais duas regiões, promovendo descentralização da gestão, fortalecimento das administrações regionais e maior capacidade de resposta em todo o Estado.
“A reestruturação, iniciada por Criciúma, é um avanço histórico. Moderniza a gestão, valoriza profissionais e amplia a capacidade de atendimento à sociedade catarinense. Estamos preparando a corporação com foco em eficiência, governança e resposta cada vez mais qualificada”, garante o comandante-geral Fabiano de Souza.
Ele reforça que essa nova legislação permite uma gestão territorial mais próxima, ágil e eficiente. "Avaliamos ser necessária uma atenção específica ao Vale do Itajaí e ao Sul catarinense, que são áreas com crescimento populacional, industrial e logístico expressivo”, concluiu.
Quem é o novo comandante da 5ª Região Bombeiro Militar
O tenente-coronel Luiz Gustavo dos Anjos, profissional com mais de 20 anos de serviços prestados à Corporação, foi nomeado como comandante da nova RBM.
Natural de Florianópolis, o oficial ingressou no CBMSC em 2005, é formado em Educação Física e Gestão de Emergências. Ele possui especializações em Gestão de Pessoas no Setor Público e Administração em Segurança Pública, além de cursos militares como Sistema de Comando em Operações e Curso de Comando e Estado-Maior.
Ao longo da carreira, o profissional exerceu funções estratégicas nas áreas operacional, administrativa, educacional e logística. Comandou companhias, batalhões e o Centro de Ensino Bombeiro Militar, além de acumular condecorações por mérito, tempo de serviço e atuação comunitária.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!