Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma vai receber Brasileiro de Cubo Mágico

Competição, em sua sétima edição, ocorrerá no fim de novembro no Nações Shopping
Por Redação Criciúma, SC, 14/05/2019 - 16:17
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma vai sediar o 7º Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico. A programação está marcada para ocorrer de 29 de novembro a 1º de dezembro.  As provas serão realizadas no Espaço do Empreendedor do Nações Shopping. O campeonato oferecerá as dezoito modalidades oficiais. Seis delas usam o cubo conhecido como 3x3 com a modalidade tradicional, com uma mão, menos movimento, com os olhos vendados e com os pés.  As demais são o cubo 2x2, 4x4, 5x5, square-1, skewb, clock, pyraminx que tem a forma de uma pirâmide e o megaminx que é um dodecaedro. 

O projeto para a cidade sediar o campeonato foi  apresentado pelos organizadores Ana Lúcia Pintro, de Criciúma, e Alexandre Afonso Campos, de Uberlândia (MG). Foi aprovado pela Associação Brasileira de Cubo Mágico (ABCM) e tem o reconhecimento da Associação Mundial de Cubo Mágico (WCA).

“Podem participar pessoas de qualquer idade, sexo e lugar do mundo. Para se inscrever basta saber resolver em menos de dez minutos. Teremos recordistas competindo ao lado de amadores, crianças ao lado de adultos, homens ao lado de mulheres. Os competidores também são convocados para atuar como juízes. Nosso objetivo é que as pessoas se divirtam juntas numa atmosfera amigável, ajudem umas às outras e se comportem com espírito esportivo”, explicou Campos.

A World Cube Association organiza competições em todo o mundo apoiada por organizações regionais. Os delegados são responsáveis por garantir que todas as competições aconteçam de acordo com a missão, regulamento e espírito estabelecidos. Serão responsáveis pela oficialização deste campeonato os delegados Murillo Otero (Gravataí/RS), Marlon Marques (Brasília/DF), Rafael Cinoto (Fortaleza/CE) e Ronan Felipe Jorge (São Paulo/SP).

No Brasil há mais de seis mil competidores e foram realizados 52 campeonatos no ano passado. “Esta é a terceira vez que o Brasileiro sai do estado de São Paulo e ficamos muito satisfeitos por Criciúma ter sido escolhida para esta edição. Sabemos que esta cidade tem desenvolvido muitos trabalhos com o cubo mágico em escolas e se tornado um polo de divulgação do esporte em todo o país”, informou Marcos Cecchini, representante da ABCM.

Os destaques

Caio Sato, de São Paulo, recordista brasileiro com a média de 7,52 segundos no cubo tradicional, confirmou presença no evento. O menino de dez anos foi desafiado, numa brincadeira, pela organizadora de campeonatos Ana Lúcia Pintro. Ela o desafiou a resolver quinze cubos enquanto ela resolvesse um. Ele acabou fazendo treze. O vídeo gravado em Minhas Gerais pelo competidor Chin In Tai já ultrapassou 200 mil visualizações.

O cubista porto-alegrense Diego Meneghetti também confirmou presença. Ele participou de mais de 50 competições oficiais em cinco países (Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, França e Suíça), incluindo três campeonatos mundiais. É tricampeão brasileiro na modalidade olhos vendados da WCA e recordista com o tempo de 25 segundos e média de 30 segundos. Também é o segundo colocado brasileiro na modalidade múltiplos cubos de olhos vendados com a resolução de 17 cubos. Possui 13 recordes nacionais e quatro recordes sul-americanos no currículo. “Já resolvi 18 de 20 cubos com olhos vendados, mas ainda não atingi a pontuação para ser recordista nacional. Tentarei bater o recorde atual antes mesmo deste Brasileiro, mas se não der, quem sabe conquisto em Criciúma?”, comentou Meneghetti.

As inscrições

As inscrições estão abertas no site da WCA e encerram no dia 12 de novembro ou quando completar o limite de 200 inscritos. O valor da taxa de inscrição inicia em R$ 15, mas pode aumentar dependendo das modalidades inscritas e da data em que for realizado o pagamento. Alunos da rede pública da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) podem fazer sua inscrição gratuitamente até o dia 11 de setembro. 

O evento conta com o apoio do Nações Shopping, Hotel Renata, 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Criciúma e do Centro Brasileiro de Esportes da Mente (CEBEM).
Informações sobre o cronograma e inscrições devem ser realizadas no site da Associação Mundial de Cubo Mágico (WCA) ou no blog Cubo Mágico Criciúma.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito