Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma segue com oito casos de coronavírus (VÍDEO)

Secretário salienta que ainda há 45 suspeitas na cidade. Município quer implantar unidade de atendimento na Casa de Saúde do Rio Maina
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 24/03/2020 - 17:02 Atualizado em 24/03/2020 - 18:12
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Acompanhado do secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, o prefeito Clésio Salvaro atualiza as informações do coronavírus em Criciúma.

Criciúma segue com oito casos, 90 coletas de exames já foram feitas, 45 suspeitas continuam, 37 estão descartados. Há dez pessoas internadas, três na UTI. Dessas dez internações, duas pessoas estão com Covid-19 confirmada.

Sobre os nove casos que eram referidos, a Secretaria Municipal de Saúde tratou de modificar a forma de leitura dos dados. O nono caso diagnosticado na cidade é de um paciente do Balneário Arroio do Silva, que passou a ser atendido pela Vigilância Epidemiológica daquele município. Assim, Criciúma segue responsável por oito casos.

Reforço na estrutura

O prefeito anunciou que dois novos Centros de Triagem do Coronavírus passam a operar em Criciúma.

"O Centro de Triagem das proximidades do Hospital São José, o da Boa Vista e o do Hospital Santa Catarina, que começam a atender nesta noite, a cidade colaborando, as pessoas permanecendo em casa, vamos prorrogar por mais sete dias esse período, até quarta-feira da próxima semana, a expectativa é que as coisas poderão, aos poucos, ir voltando ao normal", acrescentou o prefeito.

Mencionando o Centro de Triagem da antiga UBS do Centro, o secretário Acélio destacou o movimento desta terça-feira, 24. "Hoje tivemos 156 atendimentos na triagem, dessas 156 todas foram orientadas a ficar em casa, isoladas, fazendo seus cuidados. Nenhuma foi para o hospital", enumerou.

Entre as novidades que o prefeito trata, está a possibilidade de abrir um ponto de atendimento contra o coronavírus na antiga Casa de Saúde do Rio Maina.

Mais leitos de UTI

O prefeito anunciou mais leitos de UTI. "Sim. Leitos de UTI com aparelho respirador. Hoje ainda conversamos com a irmã Terezinha que garantiu mais cinco leitos, agora são 35, e estamos preparando mais 15 com respiradores, daí serão 50. E os que forem necessários nos hospitais São João Batista e da Unimed", acrescentou o secretário Acélio.

Hoje são 30 respiradores disponíveis na cidade, podendo alcançar 50 em médio prazo. "Pois estamos desocupando salas cirúrgicas eletivas, aumentando essa capacidade. Na região podemos chegar a 150 leitos com respiradores mecânicos", afirmou.

A Satc entregará, na próxima sexta-feira, o primeiro respirador mecânico. "É uma parceria que fizemos, eles estão trabalhando dia e noite nesse projeto, será de grande valia", destacou.

Volta ao normal

Salvaro reforçou que está prorrogando por mais sete dias o decreto de isolamento social, cuja vigência terminaria nesta quarta, e passará para a próxima quarta-feira, 1 de abril. "A partir do momento em que percebermos a condição de voltar à normalidade, vamos voltar o mais rápido possível. No limite da nossa responsabilidade, queremos priorizar vidas", acentuou Salvaro.

"Precisamos voltar logo. Os próximos salários estão confirmados, estarão na conta. Mas mais adiante, se não voltar, as pessoas poderão ficar sem salários", advertiu o prefeito.

Vacinas

O município de Criciúma estará recebendo, nesta quarta-feira, 25, mais 4,5 mil doses de vacinas contra a Influenza. "Houve a antecipação das vacinas pelo Ministério da Saúde, definindo profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos como prioridades. Temos 23 mil idosos mais 5 mil profissionais, precisaríamos de 30 mil doses, vieram 8,9 mil. Ontem às 13h já não tinha mais. O ministério está disponibilizando a partir de amanhã mais 4,5 mil doses, e dessas 1 mil tem que ser reservadas para servidores da Saúde. Teremos 3,5 mil doses para o contexto todo", informou o secretário.

Outra novidade é sobre a forma de atendimento: os idosos deverão esperar em casa. "O que estamos fazendo, pedimos que os idosos não saiam de casa, cada unidade de saúde está se organizando pelo número mínimo, vai ligar para o idoso e programar, se vai vacinar em casa ou se marca a hora", revelou.

Obras pendentes

Questionado sobre o andamento de obras que estão suspensas, o prefeito Salvaro esclareceu que "os prazos serão prorrogados de acordo com o decreto que assinamos e estamos prorrogando por mais sete dias". "Quando houver a liberação, começa a nova contagem de prazo, obedecendo os decretos do Estado e município, as obras públicas diretas e indiretas estão todas paralisadas", relatou. Salvaro anunciou, ainda, que a limpeza da cidade continua. Nesta quarta, por exemplo, haverá varrição da Praça Nereu Ramos. "A limpeza da cidade continua, é natural. Não vamos abandonar a cidade. As pessoas estão morando na cidade, ela tem que estar limpa", ampliou.

Criciúma está adquirindo mil testes rápidos de Covid-19. "Autorizamos a compra de mil testes rápidos, R$ 160 mil de investimento em mil testes, para os trabalhadores da linha de frente da Saúde", confirmou o prefeito. "Você que está em casa, cuide-se, como se você tivesse o vírus", completou.

Lixo

Criciúma está revendo o sistema de coleta de lixo. Com a suspensão do recolhimento no sistema seletivo, está sendo reforçada a estrutura para atender uma demanda que aumentou. "A cidade gera em torno de 140 toneladas de lixo por dia, número que aumentou de forma significativa", informou Salvaro, referindo que a quantidade de lixo na cidade está aumentando três toneladas por dia. "Vários caminhões que estavam na coleta seletiva foram destacados para a coleta normal", completou.

Ajuda

O prefeito elencou uma série de ajudas que estão sendo prestadas ao município. Mencionou 800 quilos de alimentos doados por calouros da Unesc. Citou, ainda, auxílios da Casan (que doou 1,2 mil copos de água), da Tintas Farben (400 litros de álcool gel), JBS (que doou macacões para equipes de limpeza das ruas), mais os auxílios da Anjo Química, La Moda e Resicolor, entre outras empresas.

Assista o pronunciamento:

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito