Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma recebe maior Fórum Médico de Santa Catarina 

Evento promovido pelo Conselho Superior das Entidades Médicas ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto
Por Redação Criciúma, SC, 23/08/2023 - 20:01
Foto: Divulgação/ Acic
Foto: Divulgação/ Acic

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Realizado desde 1996, o Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina (Femesc) chega a sua 24ª edição e será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, no Tri Hotel Premium, em Criciúma. O evento, promovido anualmente pelo Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemesc), discutirá sobre o sigilo/concessão do prontuário médico e os programas federais.

Prontuário Médico

O delegado da Polícia Civil, Adriano Spolaor, o promotor de Justiça, Douglas Roberto Martins, o ex-conselheiro do Conselho Regional de Medicina, Newton Mota, e o advogado especializado em Direito Médico, Rodrigo Machado Leal, apresentarão seus posicionamentos quanto a conduta do sigilo/consentimento de entrega do prontuário médico.

“Recentemente em Santa Catarina, um médico foi conduzido à delegacia após se negar a repassar a cópia do prontuário de um paciente à Polícia Civil. Este tipo de pedido não é incomum na rotina médica e sabemos que há entendimentos diferentes o que reforça a necessidade de ampliarmos o debate”, comenta o coordenador do Cosemesc e presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc), Cyro Soncini.

Programas Federais

Com a sanção da lei do Programa Mais Médicos em julho deste ano, o debate sobre os programas federais é um tema bastante aguardado pelos participantes.

O conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Júlio César Vieira Braga, apresentará como o CFM avalia o programa Mais Médicos e a médica fiscal e coordenadora de Área do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Vânia Maria Caruso Bícego, compartilhará como é a fiscalização do CRM nos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil.

“A contratação de médicos formados no exterior sem terem seus diplomas revalidados, pode colocar em risco a qualidade da assistência médica prestada à população atendida. Este será um momento importante para reforçarmos nosso posicionamento e alinharmos ação”, acrescenta o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro.

“O Femesc 2023 traz para o debate dois temas importantes aos profissionais, com as metas de integrar os colegas e oportunizar a troca de ideias. É uma forma do Fórum contribuir com as atividades diárias exercidas nos consultórios, clínicas e hospitais, além de promover o congraçamento da medicina em Santa Catarina”, afirma o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior

Para o anfitrião do evento, o presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul (Simersul), Licínio Argeu Alcântara, a 24ª edição do Femesc é um grande marco. “São duas décadas que estamos discutindo e encaminhando assuntos relevantes para a categoria e este ano estamos especialmente felizes por ter a região Sul como cenário destas discussões. Convido todos a participarem deste evento”.

A Academia de Medicina de Santa Catarina (Acamesc) também participará do evento representada em mesa pelo médico Luiz Roberto Medina dos Santos. “Juntos temos mais capacidade de ampliar o debate e identificar melhores formas de atuação, e a Academia participará com muita vontade deste importante evento”, acrescenta o presidente Luiz Alberto Silveira.

Integram o Cosemesc as entidades: Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Conselho Regional de Medicina (CRM SC), Sindicato dos Médicos da Região Sul (Simersul) e Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (ACAMESC).

A 24ª edição do FEMESC está sendo coordenada pelo Simesc. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito