Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma recebe conjunto de dança polonês

Evento acontece nesta sexta-feira (21), na Acic, e é gratuito
Por Redação Criciúma, SC, 18/04/2023 - 21:03
Foto: Divulgação/ FCC
Foto: Divulgação/ FCC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta sexta-feira (21), Dia de Tiradentes, às 19h30, o Governo de Criciúma promoverá o espetáculo do Conjunto de Canto e Dança da Escola Politécnica de Varsóvia/Polônia. Realizada na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a atração artística é gratuita e possui indicação livre para todos os públicos interessados em se aprofundar na cultura polonesa. A vinda do grupo da Polônia se dá numa parceria realizada entre a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e o Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialy, de Criciúma. O evento conta, ainda, com as parcerias da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma e da Acic.

Criciúma será o primeiro município catarinense a receber o conjunto de dança polonês, que fará uma turnê no país, com apresentações programadas para ocorrerem em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Paraná. A comunidade polonesa de Criciúma hospedará o grupo convidado em suas casas durante a estádia na cidade.

Na sexta-feira, os poloneses serão convidados a passar o dia com a sociedade polonesa de Criciúma, além de visitarem a Mina de Visitação Octávio Fontana e o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc². "Todo ano, estão sendo atraídos vários jovens que se apaixonam pela beleza e pela cultura polonesa propagada pelo conjunto. Eles trazem com sua equipe suas habilidades artísticas, seu tempo e seus entusiasmos com a cultura polonesa", contou a coordenadora do Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialy, Sirley Novack.

Durante a apresentação, o grupo mesclará dança com o canto coletivo e contará, ainda, com a participação especial do Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialy, de Criciúma. "Será um espetáculo dinâmico, vibrante e envolvente para o público. Os dançarinos e dançarinas dançam e cantam o tempo todo acompanhados de um grupo vindo diretamente da Polônia. Também é uma maneira de estarmos revisitando as origens da cidade através da cultura trazida pela imigração polonesa", conta o diretor de cultura da FCC, Clairton Rosado.

Sobre o Conjunto de Canto e Dança da Escola Politécnica de Varsóvia/Polônia

O conjunto de Canto e Dança da Universidade Politécnica de Varsóvia/ Polônia foi fundada em 1951. Os membros são alunos de canto e dança da universidade e se apresentam em vários países. O conjunto se apresenta em dois grupos de oito pares de dança e canto e com uma orquestra de 10 pessoas, totalizando 36 pessoas para as apresentações internacionais. Janusz Chojecki, coreógrafo de renome internacional, é o diretor do conjunto e trabalhou dois anos no Brasil.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito