O Criciúma venceu o Canaã por 3 a 0 na segunda rodada da Copa São Paulo, a “Copinha”, realizada em Tietê. Os gols do Tigre foram marcados por Bidú (dois) e Capella. No primeiro tempo, a equipe carvoeira marcou dois gols no intervalo de um minuto.
Mais cedo, o XV de Piracicaba, que venceu o Criciúma na rodada de estreia, perdeu por 1 a 0 para a equipe do Comercial Tietê (SP). Com isso, o grupo se embolou, e todas as equipes têm três pontos somados. Pelo critério do gols marcados, o Criciúma assumiu a liderança do Grupo 18.
Na última rodada, a equipe carvoeira enfrenta a equipe sede do grupo, o Comercial Tietê, às 15h15 do sábado (10). O Criciúma precisa de uma simples vitória para confirmar a classificação. O outro confronto do grupo, entre Canaã e XV de Piracicaba, ocorre no mesmo dia, mas às 13h.
LEIA MAIS
- Além do Criciúma, noite do Catarinense terá clássico e jogo do atual campeão
- Venda de ônibus por R$ 1,7 milhão expõe ajuste financeiro no Criciúma
Melhores momentos
Primeiro tempo
O Tigre dominou os principais lances de perigo da primeira etapa, com destaque para os avanços de Kayck na ala direita e Bidú na ponta esquerda. Porém, quem teve a primeira oportunidade do jogo foi o Canaã, logo aos 3 minutos, quando Rafinha entrou na área pela esquerda e bateu por cima do gol.
Aos 13 minutos, o ala invadiu a área e soltou uma bomba em direção à pequena área, mas o goleiro Iury mandou para escanteio. Três minutos depois, em uma boa jogada individual na esquerda, Bidú finalizou da entrada da área, e obrigou o goleiro a fazer uma nova boa defesa.
Na sequência, após chute desviado de fora da área, a bola sobrou para Bidú novamente, que balançou as redes frente a frente ao goleiro, mas bandeirinha prontamente sinalizou o impedimento e anulou o gol.
Após a parada técnica para hidratação das equipes, devido ao forte calor em Tietê, o Criciúma continuou dominando a partida, mas seguiu parando no goleiro Iury.
Em mais um ataque pela direita com Kayck, o goleiro interceptou o cruzamento do ala e, no rebote, Capella não conseguiu dominar e parou na defesa do Canaã, que mandou a bola para escanteio.
Aos 31 minutos, Bidu protagonizou mais um lance de perigo. Na cobrança de falta perto da linha lateral, o atacante surpreendeu a defesa e tentou a cobrança direta pro gol, mas acertou o travessão do goleiro Iury
No lance seguinte, Vitinho encontrou Bahia correndo no espaço vazio da defesa do Tigre. O camisa 9 do Canaã invadiu a grande área pelo canto esquerdo e chutou pra fora, perdendo a grande oportunidade da primeira etapa.
O primeiro tempo foi bastante movimentado, mas faltava o gol, que só foi sair aos 34 minutos, com jogada dos dois principais destaques. Na cobrança de lateral, Kayck cobrou para Italo, recebeu de volta e cruzou para Bidu, que bateu de primeira e fez um belo gol para abrir o placar.
Um minuto depois, na saída de bola, Capella aproveitou o vacilo de Afonso, que não conseguiu dominar a bola, recuperou-a e entrou na área. O camisa 21 passou pelo zagueiro e bateu rasteiro na saída do goleiro, para ampliar o marcador.
Aos 45 minutos, Bahia, do Canaã, foi acionado mais uma vez em velocidade, ganhou do zagueiro, mas finalizou na rede pelo lado de fora.
Segundo tempo
Nos primeiros segundos da etapa final, logo na saída de bola, Capella assustou a defesa do Canaã. O atacante pegou a bola, arrancou pelo meio-campo e finalizou cruzado da entrada da área, tirando tinta da trave defendida pelo goleiro Iury.
Aos cinco minutos do segundo tempo, Ítalo Mota se lesionou após uma dividida no meio de campo. O atacante foi substituído logo na sequência, e deu a espaço para a entrada do meio campista Guilherme Silva.
A substituição permitiu mais liberdade ofensiva para o lateral Andrey. O camisa 6 foi acionado em liberdade poucos minutos depois, e tocou para Capella, que bateu da meia lua, mas parou na defesa do Canaã.
Durante uma parte da segunda etapa, a transmissão oficial da partida, oriunda da Federação Paulista de Futebol, caiu por volta de 10 minutos. Quando retornou, o Criciúma tinha um pênalti ao seu favor. Bidú foi para a cobrança e marcou, dando o resultado final da partida e colocando o Tigre na liderança do grupo.
No lance seguinte, a equipe brasiliense assustou a defesa carvoeira, quando na bola aérea acertou uma pancada na trave do goleiro Lucas Soratto.
Ficha técnica
Canaã (DF) 0 x 2 Criciúma - Estádio José Ferreira Alves - Tietê (SP) - 07/01/2026 - 15h15
Arbitragem
Árbitro: José Donizete Gonçalves da Silva
Assistentes: José Jenilton dos Santos Vasconcelos; Alison Alberto dos Santos
Quarto árbitro: Marcos Vinicius Mendes Rodrigues
Canaã
Iury, Lucas, Rikelme, Thiago e Ganael; Mikael, Afonso e Thiaguinho; Vitinho, Rafinha e Bahia.
Criciúma
Lucas Soratto, Kayck, Rafael, Bruno e Andrey; Thiaguinho, Bugs e Octávio Lima; Capella; Bidu e Italo Mota(Guilherme Silva).
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!