Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma estreia com derrota no Catarinense 2026

Fora de casa, Tigre foi batido por 2 a 0 pelo Marcílio Dias

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 07/01/2026 - 20:58 Atualizado em 07/01/2026 - 21:18
Tigre volta a campo contra o Avaí, no domingo (11) - Foto: Celso da Luz
Tigre volta a campo contra o Avaí, no domingo (11) - Foto: Celso da Luz

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Criciúma saiu derrotado para o Marcílio Dias na estreia do Campeonato Catarinense de 2026. Fora de casa, o Tigre perdeu nesta quarta-feira (7), em Itajaí, pelo placar de 2 a 0, com gol de Zé Carlos ainda no primeiro tempo, e Felipe Cruz nos acréscimos da segunda etapa.

A equipe carvoeira retorna a campo no domingo (11), a partir das 18h, para a sua estreia em casa no ano. O tricolor recebe o Avaí no Estádio Heriberto Hülse, pela segunda rodada do campeonato estadual. 

Com o resultado, o Tigre é atualmente o lanterna do Grupo B. Porém, das seis equipes do grupo, Figueirense, Carlos Renaux e Barra ainda não estrearam na competição.

LEIA MAIS

Primeiro tempo

Na primeira etapa, o Criciúma não conseguiu ter uma boa atuação, e quem deu as cartas do jogo foi o Marcílio Dias, que protagonizou as principais oportunidades. 

Logo nos primeiros minutos da partida, o Marinheiro reclamou de penalidade cometida pelo zagueiro Rodrigo, em uma disputa de bola na grande área. O árbitro Júlio César Pfleger ouviu o VAR (novidade na competição), mas a equipe de vídeo não sugeriu a revisão do possível toque no braço.

Pouco tempo depois, Waguininho foi facilmente desarmado por Zé Carlos, que partiu em disparada e cruzou para Zé Eduardo, mas o centroavante não aproveitou e cabeceou pra fora.

Mas foi aos 25 minutos que o Marinheiro abriu o placar no Gigantão das Avenidas. Na cobrança de escanteio pelo lado direito, Rodrigo afastou a bola pra dentro da grande área e ela caiu para Felipe Baiano, que escorou para o meio da área e encontrou Zé Carlos, que abriu o placar para a equipe da casa.

A grande chance do Criciúma no primeiro tempo aconteceu já na reta final. Pelo lado esquerdo, Castán deu o lançamento para  a grande área e Cavichioli saiu mal. Porém, Marcinho cabeceou fraco e facilitou a vida do zagueiro Luan, que tirou em cima da linha.

Em seguida, em uma cobrança de falta lateral, Jhonata Robert bateu fechada e quase surpreendeu o goleiro Cavichioli, que fez grande defesa e mandou pra escanteio.

Depois dos 40 minutos, nova pressão do Marinheiro, que obrigou Georgemy a fazer três grandes intervenções. Na primeira, após o desentendimento de Gui Lobo e Steven, Zé Carlos roubou a bola, saiu sozinho e tocou para Zé Eduardo, que se enrolou com a bola e perdeu a disputa para o goleiro.

Um minuto depois, o camisa 10 do Marcílio, Cesinha, recebeu na ponta direita, deu um chapéu no zagueiro Rodrigo e bateu de esquerda, obrigando Georgemy a fazer boa defesa. 

No último lance da primeira etapa, Victor Guilherme fez o cruzamento pra área e Zé Eduardo cabeceou no contrapé do goleiro, que operou um milagre. No rebote, Zé Carlos bateu por cima.

Criciúma foi a Itajaí com força máxima nesta quarta-feira (7) - Foto: Celso da Luz

Segundo tempo

Para a etapa final, Eduardo Baptista promoveu o retorno de Marcelo Hermes, com a saída de Steven. Com isso, Waguininho, que estava na ala esquerda, avançou para a ponta direita. 

Nos primeiros minutos, já na nova função, o reforço recebeu e acionou Nicolas, que bateu por cima do gol. 

Em uma nova posição, mais centralizado no campo, Jhonata Robert tentou assumir a responsabilidade dentro de campo, tentando chutes de longa distância, e acionando os atacantes pelos lados. Em um dos lances, o camisa 10 encontrou Diego Gonçalves com liberdade, mas o camisa 7 não conseguiu completar o cruzamento.

Enquanto o Tigre tentava empatar, começou a ceder mais espaços para contra-ataques. Em uma das oportunidades, Zé Eduardo recebeu um lindo lançamento de Victor Guilherme e saiu frente a frente com Georgemy, mas pegou mal na bola e mandou pra fora.

Após indefinição sobre permanência, Marcelo Hermes entrou no intervalo - Foto: Celso da Luz

Mais com a bola, o Criciúma seguia em busca do empate, e tentou as entradas de Borasi, Willean Lepo (estreia), Sandry (estreia) e João Carlos. Um dos reservas, Borasi criou uma jogada com Marcelo Hermes, que cruzou bem para Diego Gonçalves, mas o atacante tentou de letra e parou no goleiro.

Poucos minutos depois, em novo levantamento de Castán, J. Robert escorou para o meio da área, e Borasi dominou sozinho, mas de novo o Criciúma parou no goleiro do Marinheiro.

No último lance do jogo, Cesinha foi acionado em velocidade em cobrança de lateral. Contra a defesa bagunçada, o camisa 10 encontrou Felipe Cruz invadindo a área. O atacante recebeu e bateu rasteiro, para dar fim ao placar de 2 a 0 a favor da equipe da casa.

Ficha técnica

Marcílio Dias 2 x 0 Criciúma - Estádio Dr. Hercílio Luz (Gigantão das Avenidas) - Campeonato Catarinense 2026 (1ª rodada) - 07/01/2026 - 19h

Arbitragem

  • Árbitro: Júlio César Pfleger (CBF)
  • Assistente 1: Thiaggo Americano Labes (CBF)
  • Assistente 2: Bruno Muller (CBF)
  • Quarto árbitro: Sander Matheus Pereira dos Santos (FCF)
  • VAR: Rafael Traci (CBF)

Marcílio Dias 

Matheus Cavichioli, Victor Guilherme, Marcelo Sousa, Luan e Kevin Wesley; Guilherme Kanté, Felipe Baiano (Evandro) e Cesinha; Zé Carlos, Lucas Batatinha (Kaíque Maciel) e Zé Eduardo (Felipe Cruz).

Criciúma

Georgemy, César Martins, Rodrigo e Castán; Marcinho (Willean Lepo), Steven (Marcelo Hermes), Gui Lobo e Waguininho; Jhonata Robert (Sandry), Diego Gonçalves (João Carlos) e Nicolas (Borasi).

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito