Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Criciúma, futebol e tragédias, a trajetória de Jota Éder

O Repórter da Galera conta histórias da sua carreira
Por Criciúma, SC, 11/04/2019 - 16:44Atualizado em 11/04/2019 - 16:44
Fotos: Clara Floriano
Fotos: Clara Floriano

Voz inconfundível, repórter da galera, 40 anos de experiência na cobertura esportiva. Todas essas características são de José Éder Amaral Santos, o Jota Éder, convidado do Programa Do Avesso desta quinta-feira (11).

Natural de Cruz Alta (RS), ele passou por quatro emissoras da RBS e pela TV Pampa, além de outras rádios locais, antes de chegar a Criciúma no começo de 2011. Depois de trabalhar 10 anos em Pelotas, achou que era hora de mudar de ares.

“Eu cai em Criciúma em 2011 no começo do ano, estava há 10 anos em Pelotas. Naquele momento já tinha desenvolvido alguns projetos, vi que era a hora de mudar, um ciclo se encerrava e sou muito grato por tudo que conquistei la. Foi uma passagem muito boa mas vi que era hora de sair”, conta.

Dois momentos trágicos foram os momentos mais marcantes de sua carreira. Em 2009, o ônibus do Brasil de Pelotas teve um acidente, deixando três mortos. E quando já atuava em Criciúma, o avião que levava a Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana caiu e o repórter foi cobrir o velório e o enterro das vítimas.

Em Criciúma viveu um momento marcante para a história do Tigre, quando o time subiu para a Série A na campanha de 2012. O Criciúma é o time com a cidade que tem menos população na Série B. Para ele, estando na Série A é algo que da mais visibilidade para o time.

“A importância da Série A é muito grande. É a menor cidade da Série B em população, então você imagina a mobilização e a importância para uma cidade desse porte estar na Série A. É um clube pequeno no futebol brasileiro em comparação a Corinthians, Flamengo, aos times da Série A, seria maravilhoso”, afirma.

Ele será repórter do Timaço, o novo projeto da FM 100,7 que vai cobrir o Criciúma no Campeonato Brasileiro, e atuará como âncora do Som Maior Esportes, que irá ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30.

Jota Éder com Pity Búrigo e Mano Dal Ponte no Programa Do Avesso 

O Programa Do Avesso tem apresentação de Mano Dal Ponte e Pity Burigo.  Confira na íntegra no podcast: