Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma é a 18° cidade mais competitiva do Brasil

Posição é dada pelo Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios
Por Redação Criciúma, SC, 14/09/2023 - 14:23
Foto: Arquivo/Decom
Foto: Arquivo/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma foi destaque nacional no Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios. O município ocupou a 18° colocação geral no Brasil, subindo cinco posições em relação ao último levantamento. Entre os principais potenciais da cidade, destacados na pesquisa, estão: transparência municipal, tempo para abertura de empresas e acesso à educação. O ranking permite o mapeamento dos fatores de desenvolvimento e fragilidades dos municípios, a fim de desenvolver políticas públicas para atrair novos investimentos.

"Mais uma vez, Criciúma se destaca nacionalmente com os resultados do ranking. Essa conquista é reflexo do compromisso com a excelência em gestão pública. É uma prova concreta de que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando em políticas públicas para melhorar ainda mais os indicadores e garantir qualidade de vida para toda a população", ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Segundo a pesquisa, Criciúma figurou na 20° posição em relação ao funcionamento da máquina pública, subindo 90 posições desde 2022. O resultado se deu devido a análise de seis itens: custo da função administrativa, custo da função legislativa, qualidade de informação contábil e fiscal, qualificação do servidor, tempo para abertura de empresas e transparência municipal.

O município ficou na 1º posição em Santa Catarina e em 2° lugar no Sul do Brasil em relação a menor despesa com pessoal. No quesito transparência, Criciúma ocupou o 1° lugar em Santa Catarina e na região Sul do país, com a 10° posição no Brasil.

No pilar de acesso à educação, o município se destacou nacionalmente na 2° posição, no quesito de alunos em tempo integral na educação infantil, com nota 98.47 de 100. Os indicadores em qualidade de saneamento também foram positivos. A cidade recebeu 1º lugar em cobertura da coleta de resíduos domésticos, cobertura do abastecimento de água e destinação do lixo.

Criciúma conquistou, ainda, a 3° colocação no Estado e 11° no país em relação ao tempo de abertura de empresas, subindo 83 posições. Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki, o governo municipal vem trabalhando para desburocratizar e tornar o processo mais prático.

"A Casa do Empreendedor, localizada no Paço Municipal, é um setor que dá todo apoio às pessoas físicas e jurídicas no processo de abertura de um novo negócio. Aqui é o ponto de partida para colocar a ideia em prática. Cuidamos de todo o processo de regularização, dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos empreendedores", completou.

Sobre o ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 410 municípios brasileiros representando cidades com mais de 80 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE para 2021. A quarta edição do ranking é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito