Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma: descubra a capital entre duas capitais, um destino turístico em ascensão no Sul do Brasil

Investimento em projetos, equipamentos e obras de infraestrutura para atender ainda melhor o turista
Por Redação Criciúma, SC, 07/11/2023 - 17:45
Foto: Divulgação/Decom
Foto: Divulgação/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No passado, Criciúma ficou conhecida pelas indústrias extrativistas e a produção de carvão mineral. Hoje, com planejamento e investimentos assertivos, o município se reinventou. A maior cidade do Sul de Santa Catarina, capital entre duas capitais, Porto Alegre e Florianópolis, é uma aurora brilhante do turismo nacional.

Para isso, a Prefeitura de Criciúma organiza um plano de turismo robusto e investe para transformar essa realidade. "Temos equipamentos exclusivos, locais que o turista só vai ter contato aqui. Além disso, nossa cidade, que foi eleita uma das 15 melhores para se viver no Brasil, transborda qualidade de vida", destaca o prefeito Clésio Salvaro.

Com 240 mil habitantes, localizada estrategicamente entre a serra e o mar, Criciúma é multiétnica e cultural. O carvão virou história e pode ser observado de perto na Mina de Visitação Octávio Fontana, a única mina de carvão mineral aberta à visitação da América Latina. Ao embarcar em um trem, os visitantes são transportados de volta aos tempos da exploração do carvão mineral. Além do museu de superfície repleto de peças históricas e ilustrativas, o turista tem a experiência única de percorrer os corredores da mina e vivenciar a antiga rotina dos mineiros.

Foto: Arquivo/Decom

Do tesouro escondido nas galerias subterrâneas, às maravilhas do espaço. O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² tem exposições, laboratórios e observatórios com telescópios de última geração. Na cúpula do planetário digital, construída em alusão a Marte, o planeta vermelho, projeções de diferentes visões do universo. Os visitantes podem, ainda, apreciar os foguetes VS-40 e Sonda II, além do míssil MAA-1, conquistados junto à Força Aérea Brasileira (FAB), com doação coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Foto: Notuurno/Especial

No Mirante Realdo Santos Guglielmi, que possibilita uma visão 360° do litoral Sul de Santa Catarina, as pessoas podem usufruir de três níveis e duas plataformas de vidro, uma na segunda rampa de observação e outra no ponto mais alto do mirante, a 30 metros de altura. A estrutura possui escadas, equipadas com corrimão e grades de segurança, e um elevador panorâmico à disposição dos visitantes.

A cidade dos parques e da cultura

Capital Catarinense dos Parques Urbanos, Criciúma conta com grandes áreas de lazer. No Parque dos Imigrantes, o casarão de madeira é um dos únicos do Brasil construído em estilo italiano. A roda d'água, funcionante, move a Atafona, utilizada para moer o milho e produzir farinha.

Foto: Divulgação/Decom

O Parque da Prefeitura é o lugar ideal para esportistas e para aqueles que querem cuidar da saúde. O espaço conta com as mais variadas opções de lazer, como pista de caminhada, quadras e o moderno Criciúma Skate Parque, construído nos padrões olímpicos e selecionado para sediar grandes competições, como o Skate Total Urbe (STU) National, que atrai grandes nomes e medalhistas olímpicos do skate.

O Parque das Nações celebra a identidade multiétnica e cultural. Um local de lazer para a família, e o seu diferencial fica por conta do passeio com a locomotiva Teresinha 01, réplica de uma Maria Fumaça. Em um passeio pela região central de Criciúma, é possível visitar e admirar monumentos históricos: o Museu Augusto Casagrande, a Casa do Agente Ferroviário, o Centro Cultural Jorge Zanatta e a Praça Nereu Ramos, com o Monumento ao Mineiro e a Catedral São José.

Infraestrutura de qualidade para atender o turista

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Parque das Nações, presta assistência aos visitantes. A cidade é atendida por dois aeroportos e possui transporte coletivo, integrado e eletrônico. Uma rede hoteleira com mais de 3 mil leitos e muitas opções gastronômicas e de compras.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito