Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma conquista bronze em Olimpíada Internacional de Matemática

Estudante Lucas Zeferino Ugioni ficou em terceiro lugar em competição na Tailândia
Por Redação Criciúma, SC, 28/02/2024 - 09:26 Atualizado em 28/02/2024 - 10:04
Foto: Divulgação/Decom
Foto: Divulgação/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma encerrou a participação na International Talent Mathematics Contest (ITMC), realizada em Bangkok, na Tailândia, com a conquista de uma medalha de bronze e menções honrosas. A medalha foi garantida pelo estudante da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Hercílio Amante, Lucas Zeferino Ugioni. No total, a comitiva da Secretaria Municipal de Educação foi composta por oito alunos matriculados nas EMEBs Hercílio Amante e Filho do Mineiro. Este foi o terceiro ano em que estudantes da rede municipal participaram de uma Olimpíada Internacional de Matemática.

"Nós reconhecemos o potencial dos nossos estudantes. Por isso, investimos na qualidade e na melhoria da educação do município de Criciúma, buscando, sempre, colocar esse potencial em evidência em competições como esta", conta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. "Todos os alunos estão de parabéns", complementa.

A Olimpíada Internacional de Matemática ocorreu entre os dias 22 e 24 deste mês, sendo que a prova foi feita de maneira individual, contendo 30 questões em língua inglesa que foram resolvidas em até 90 minutos.

Os oito estudantes selecionados para participarem da experiência estão matriculados nos 5º e 7º anos de escolas municipais, são membros do projeto Clube de Matemática e se dedicaram, de forma intensa, desde o convite para competir na ITMC. "Possibilitar aos estudantes a participação em grandes eventos, como a Olimpíada Internacional de Matemática, é um incentivo para que eles entendam que, a partir de uma boa educação e do seu próprio esforço, é possível ir cada vez mais longe", relata o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Durante os encontros do Clube da Matemática, os participantes treinaram a partir da resolução de questões de concursos da ITMC de anos anteriores, estudando conceitos matemáticos e estratégias para a resolução de problemas. Os participantes tiveram, também, aulas intensivas de inglês, pois a competição foi feita utilizando, somente, o conhecimento de cada estudante, sem o auxílio de tradutores. "Escolas com infraestruturas adequadas, professores com alto nível de formação e engajados com os propósitos da rede municipal de Criciúma são a certeza de que muitas outras conquistas virão. Semelhante ao Lucas, temos muitos outros alunos que precisam ser identificados e orientados para o alto desempenho educacional", completa Cardoso.

A seleção dos estudantes foi feita utilizando como critério os resultados de uma outra Olimpíada de Matemática, de origem francesa, a Matemática sem Fronteiras, cuja versão brasileira é organizada pela RedePOC do Conhecimento. Os estudantes das EMEBs Filho do Mineiro e Hercílio Amante, que foram premiados com a medalha de ouro, participaram de uma segunda seletiva, que ocorreu em dezembro de 2023, por meio de uma prova nos mesmos moldes da ITMC.

"Participar de eventos como este é muito mais do que apenas conquistar medalhas. É uma experiência que impacta diretamente a vida de cada estudante, despertando cada vez mais a curiosidade, a dedicação e o interesse pelos estudos", afirma a coordenadora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, Karine Calegari Mrotskoski.

Colaboração: Shaiane Corrêa/Prefeitura de Criciúma

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito