Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma comemora o Dia do Gaúcho

Programação especial começa hoje e vai até sábado com atrações musicais, declamação de poesias e churrasco
Por Bruna Borges Criciúma, 20/09/2018 - 06:15 Atualizado em 20/09/2018 - 10:07
Guilherme Hahn / A Tribuna
Guilherme Hahn / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No dia 20 de setembro de 1835 começava um dos movimentos históricos mais significativos do país, a Revolução Farroupilha. Liderada principalmente por revolucionários do Rio Grande do Sul, a data acabou se tornando também o Dia do Gaúcho e feriado no estado vizinho.

As comemorações, entretanto, ultrapassam as divisas estaduais e são realizadas também aqui em Santa Catarina. A programação criciumense começa hoje e vai até sábado. A organização é do gaúcho de nascimento, mas morador de Criciúma há 30 anos, Luiz Henrique Pires. 

Fotos: Guilherme Hahn / A Tribuna / Especial

“Sempre comemoramos todos os anos a nossa data que relembra a data de aniversário da Revolução Farroupilha. E agora também foi instituído em Santa Catarina o Dia do Gaúcho. Só aqui na nossa região são mais de 20 mil gaúchos morando”, comenta Pires.

Hoje, no Lanterna’s Club, haverá um evento à noite para convidados. “Vamos cantar o hino, acender a chama crioula, servir uma paella campeira. Um primeiro momento de comemoração”, afirma.

Amanhã a programação continua no mesmo local e também será à noite, com o baile animado pelo Grupo Matizes. “As pessoas que vierem pilchadas, vestindo as roupas tradicionais, não pagarão ingresso”, relata Pires.

As comemorações em Criciúma encerram no sábado e serão realizadas no terreno ao lado do clube. O início será à tarde e seguirá noite adentro com apresentações, declamação de poesias, acampamento crioulo, muito mate e churrasco. “Aqueles que quiserem vir confraternizar com a gente é só trazer seu pedaço de carne. Todos são bem-vindos”, convida o organizador.


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito