Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma comemora 138 anos com a volta do Paço Municipal

População poderá curtir show nacional gratuito
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 06/01/2018 - 09:00
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma comemora neste sábado, dia 6 de janeiro, 138 anos de fundação. Para celebrar a data, as festividades serão iniciadas às 9h e seguem até após às 21h, encerrando com show de Sérgio Reis e Renato Teixeira. Também haverá um bolo com 138 kg. O local foi emancipado de Araranguá em 1925 e hoje possui mais de 210 mil habitantes.

Criciúma foi colonizada principalmente por italianos, mas também por povos poloneses, alemães, portugueses e árabes. Daí vem a festa das etnias, que já teve 29 edições realizadas, sendo uma das mais tradicionais do sul do estado. Atualmente é organizada no Centro de Eventos José Ijair Conti.

A cidade se destaca pela produção de carvão mineral, sendo reconhecida por anos como “Capital Nacional do Carvão” e também pela produção de cerâmica. O subsolo é rico em minerais e a Mina de Visitação Octávio Fontana é a única da América Latina aberta ao público.

Devido a produção de minério, a cidade cresceu consideravelmente durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Neste período, chegavam a Criciúma médicos, operários e pessoas que ocupavam cargos de chefia nas mineradoras.

Segundo a tradição, a cidade recebeu este nome devido a gramínea Criciúma Asymmetrica, existente em abundância na região. A planta também é conhecida por Capim Cresciúma.

Paço Municipal

Neste sábado, será inaugurada a reforma do Paço Municipal Marcos Rovaris, uma obra orçada em R$ 10,5 milhões. A antiga Prefeitura sofreu dois incêndios, sendo o último em julho de 2015. Agora, a nova estrutura conta com reforço nos vidros, melhor acústica no gabinete do prefeito, iluminação de ponta, entre outros avanços.

O Paço Municipal foi inaugurado em 20 de agosto de 1981, durante as comemorações do centenário de Criciúma. A reforma começou em maio de 2016, mas ganhou força durante o mandato de Clésio Salvaro, iniciado em janeiro de 2017, embora seja entregue, ainda não foi concluída. Também é previsto melhorias no Parque Centenário, local onde o Paço está situado.

A programação de inauguração está marcada para começar às 9h, com o hasteamento das bandeiras. Às 17h haverá atrações culturais, com teatro e jazz. Na sequência, às 18h, corais e bandas locais se apresentam. O cerimonial de entrega começa às 19h. Após o corte da faixa, um show pirotécnico com fogos de artificio celebrará a inauguração. O evento será encerrado com show de Sérgio Reis e Renato Teixeira, às 21h.

Esporte

No futebol, o Criciúma Esporte Clube é a grande força, o Tigre é a única equipe de Santa Catarina a vencer a Copa do Brasil, conquistada em 1991, além de ter dez estaduais, sendo o último em 2013. O Metropol fez sucesso na década de 1960, conquistando cinco vezes o Catarinense. O Próspera foi outra equipe da cidade com relevância.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito