Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma: 70 mil habitantes em 35 novos bairros

Censo Demográfico do IBGE, transferido para 2021, irá reconhecer as regiões que antes não existiam no mapa
Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 14/09/2020 - 16:47 Atualizado em 14/09/2020 - 16:49
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O novo Censo Demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que foi transferido para o ano que vem, devido a Covid-19, vai colocar mais de 70 mil criciumenses no mapa. O motivo foi a regularização de 35 bairros que não existiam formalmente na cidade.

"Esse trabalho começou lá em 2017. Esses locais não eram reconhecidos no Ministério do Planejamento e nem no IBGE. Moradores desses bairros eram computados para Criciúma", alegou o vereador Zairo Casagrande , autor do projeto de lei que reconheceu esses bairros. Para o parlamentar o principal benefício está nas melhorias para as comunidades. "Como as pessoas poderiam reivindicar se a região não existia. Agora é possível fazer melhorias especificamente naqueles bairros que passaram a fazer parte do mapa", destacou.

E não foram apenas comunidades distantes que entraram no mapa. O bairro Centro foi criado e deixou de ser São José. “Todo mundo referencia seu endereço na região como Centro, mas não estava certo. Agora sim, com a mudança, as pessoas realmente moram no Centro", apontou.

Censo transferido

O IBGE definiu pela transferência para 2021 do Censo que estava marcado para ocorrer neste ano. A decisão foi consequência da pandemia de Covid-19, e o instituto confirmou a mudança em nota:

Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pela Covid-19, o IBGE adiou a realização do Censo Demográfico para 2021. O instituto também decidiu pela suspensão da coleta domiciliar presencial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC) e do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).

 

O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados.

Mais de Criciúma

Segundo dados do IBGE, 70 mil criciumenses não estão colocados na região correta do mapa, o que deve ser alterado com o Censo Demográfico do ano que vem. “Criciúma tinha 57 bairros, mas haviam 119 associações de moradores. Então tinha algo muito errado. O Pinheirinho, por exemplo, avança até o Paço Municipal, e ali sabemos que fica o Santa Barbara”, lembrou Casagrande.

A falta de zoneamento correto da cidade de Criciúma também gera um fato curioso como aponta o vereador. "Tem residência que  fica com a cozinha no bairro Mina do Mato e com a sala no Naspoline. Isso também precisa ser revisto. Por isso o trabalho continua."

Bairros reconhecidos 

Capão Bonito
Centro
Cidade Mineira Nova 
Cidade Mineira Velha 
Coloninha Zilli
Demboski
Distrito Industrial
Floresta I
Floresta II
Francesa 
Jardim Montevidéu
Laranjinha 
Liberdade
Linha Anta
Linha Batista
Linha Cabral
Mina do Toco
Monte Castelo
Morro do Albino 
Nossa Senhora do Carmo
Primeira Linha
Primeira Linha Pontilhão
Sangão
Santa Luzia 
São Roque
São Sebastião
Verdinho
Vila Nova Esperança
Vila Macarini
Vila Manaus
Vila Miguel
Vila São José
Vila Selinger
Vila Visconde
Wosocris

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito