Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criação do Observatório Social de Santa Catarina em pauta

Fórum a ser realizado em Florianópolis vai instalar comissão para a implantação do OS
Por Redação Florianópolis, SC, 13/09/2019 - 08:32 Atualizado em 13/09/2019 - 08:41
Criciúma tem um Observatório Social bastante ativo / Divulgação
Criciúma tem um Observatório Social bastante ativo / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina poderá ser o segundo estado brasileiro a contar com o seu Observatório Social, independente e alinhado com os Observatórios Sociais de Maringá (OSM), o pioneiro, e de Mato Grosso (OSMT), a primeira entidade do gênero a atuar na fiscalização do Governo do Estado, que vem se tornando destaque recorrente na mídia estadual e nacional pelo impacto e abrangência das ações que está desenvolvendo.

Na pauta do 1º Fórum Catarinense “Contas Públicas são da Nossa Conta”, que será realizado no dia 16 de setembro, no auditório do CRC/SC, em Florianópolis, está a mobilização de entidades e cidadãos para constituírem uma Comissão Provisória pró-implantação do Observatório Social de Santa Catarina (OSSC) que, além de fiscalizar o Governo do Estado, também articulará e capacitará os cidadãos para fiscalizarem os Municípios catarinenses.

De Cuiabá, participará a auditora aposentada do Tribunal de Contas da União (TCU), Elda Mariza Valim Fim, que é a presidente do Observatório Social de Mato Grosso (OSMT), que contará como a articulação das entidades, principalmente de sindicatos e associações de servidores públicos, foi decisiva para criar o órgão da sociedade para fiscalização do Governo do Estado.  Também, relatará experiências e repercussão das atividades já desenvolvidas.

A experiência do Observatório Social de Maringá (OSM) e como o cidadão pode ser protagonista do controle social dos Municípios, será o tema da palestra a ser ministrada pela presidente do OSM, Giuliana Pinheiro Lenza, que atua profissionalmente como Procuradora da Fazenda Nacional.  Foi na cidade paranaense que os Observatórios Sociais nasceram, tendo recebido vários prêmios nacionais e internacionais devido à sua atuação.

O Fórum é uma realização da Escola do Observatório Social de São José (OSSJ), com o apoio do CRC/SC, que tem por objetivo difundir o conhecimento e capacitar os cidadãos para fiscalizarem a gestão pública.  O evento é aberto a qualquer interessado, sendo que as inscrições serão realizadas pelo portal do CRC/SC, de forma gratuita, e os participantes receberão certificado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito