Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Creche onde vítima de meningite estudava será fechada para limpeza

Ação foi confirmada para esta terça-feira pela Afasc e prefeitura. Menina que morreu da mesma doença estudava no local em 2018

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 23/09/2019 - 19:04 Atualizado em 24/09/2019 - 02:29
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O falecimento de um bebê de 7 meses por meningite nesta segunda-feira, 23, em Criciúma, gerou imediata reação no estabelecimento onde a criança estudava. Matriculado no CEI Afasc Beato Anibal Maria di Francia, no Bairro São Francisco, em Criciúma, o menino apresentou rápido quadro de agravamento de uma febre a partir deste domingo, 22, quando chegou para atendimento no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), até o óbito confirmado nesta segunda.

Em nota publicada no fim da tarde, a Vigilância Epidemiológica informa que não recomendou o fechamento do CEI, mas a opção de suspender as atividades partiu da Secretaria de Educação e da Afasc, que promoverão uma limpeza no espaço. Confira a nota:

A Prefeitura de Criciúma, via Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta segunda-feira (23), um bebê de sete meses faleceu em decorrência de choque séptico e meningite no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC). A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde já foi ao local realizar o bloqueio dos profissionais que tiveram contato com o bebê. O órgão não recomendou o fechamento do Centro de Educação Infantil (CEI) Afasc Beato Aníbal Maria di França, do bairro São Francisco, mas a Secretaria Municipal de Educação e a Afasc optaram por fechar a unidade para uma limpeza geral. A coordenadora do setor de agravos da Vigilância Epidemiológica, Michele Hilário, estará na unidade nesta terça-feira (24) para o bloqueio dos profissionais e alunos, além de passar orientações aos pais. 

O caso

O menino, que tinha a carteira de vacinação em dia, começou a apresentar sintomas no fim de semana, sendo levado no domingo ao HMISC com febre de 40ºC e tendo a morte confirmada nesta segunda. Para a enfermeira Michele Hilário, do setor de agravos da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, a criança deve ter sido vítima de uma das bactérias mais fortes dentre as transmissoras da meningite. "Até apresentar o quadro de febre alta, a criança estava bem, era assídua na escola, brincava bastante",, sublinha.

Segunda vez

Em 2018 uma menina de 1 ano e 10 meses morreu de meningite bacteriana em Criciúma, e ela era aluna do mesmo CEI onde agora frequentava o menino falecido nesta segunda-feira. Houve ainda outro caso de um menino, também matriculado no mesmo CEI, que apresentou quadro de meningite no ano passado, não indo a óbito. Na ocasião, houve também uma limpeza geral no estabelecimento.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito