Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vítima de meningite, bebê de 7 meses morre em Criciúma

Criança estava vacinada, apresentou rápido quadro de febre forte e a sua escola havia sido visitada recentemente
Denis Luciano / Amanda Farias Criciúma, SC, 23/09/2019 - 17:48 Atualizado em 23/09/2019 - 17:53
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) registrou, nesta segunda-feira, 23, caso de morte por meningite. Trata-se de um menino de 7 meses, residente em Criciúma, que deu entrada neste domingo com quadro de febre alta, de 40ºC. A evolução para o óbito se deu em questão de horas, sendo a morte atestada na manhã desta segunda.

"Não sabemos, ainda, o tipo desta meningite, mas trata-se de uma muito agressiva, provavelmente era a bactéria mais forte, mas ainda dependemos da análise de laboratório", registra a enfermeira Michele Hilário, do setor de Agravos da Vigilância Epidemiológica.

A creche frequentada pelo bebê recebeu visita recente dos técnicos da Vigilância. "Realizamos os bloqueios nos profissionais e nas crianças, nos reunimos com a direção repassando orientações", observa. 

A criança estava com a carteira de vacinação em dia. "Mas como, provavelmente, ela foi contaminada pela bactéria mais forte, houve essa revolução rápida a ponto de o bebê não resistir", detalha a enfermeira. "Até apresentar o quadro de febre alta, a criança estava bem, era assídua na escola, brincava bastante", conta.

A Vigilância ainda não tem ideia de onde ela pode ser sido contaminada. "O portador pode até ser alguém saudável, desde que tenha imunidade baixa, é possível ser portador sem contrair a doença mas transmitir ela", adverte Michele.

As orientações para prevenção são reiteradas pela enfermeira. "É manter a higiene, os ambientes ventilados e se atentar para os sintomas nas crianças assim que receber vacina, como febre alta, dor de cabeça, choro constante e manchas pelo corpo. "Todos os que tiveram contato recente com essa criança receberão medicação de prevenção", conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito