Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Prefeitos da Amurel anunciam medidas restritivas

Restrições vão começar por Tubarão, que adotará determinações semelhantes às de março, do início da pandemia
Por Denis Luciano Tubarão, SC, 15/07/2020 - 09:51 Atualizado em 15/07/2020 - 10:42
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O salto no número de casos de Covid-19 faz a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) anunciam o aperto nas medidas restritivas impostas à população. Com mais de 2,6 mil casos confirmados nos 18 municípios da região e 22 mortes, os prefeitos se reuniram para discutir ações.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, definiu por medidas mais detalhadas, sem no entanto avançar para um lockdown, que era a especulação que veio à tona na noite desta terça-feira, 14.

Confira também - Amurel anunciará medidas mais restritivas, mas não lockdown

Em entrevista coletiva, Ponticelli e o presidente da Amurel, Clésio Bardini de Biasi, deverão se pronunciar sobre as medidas restritivas.

Acompanhe abaixo no Minuto a minuto, ouça na Rádio Som Maior e assista no 4oito:

Detalhes da transmissão:

11:11

"Nós precisamos achatar com muita força essa curva", relatou Ponticelli.

11:10

"São 369 mil habitantes dos 18 municípios só assistidos pelos nossos dois hospitais de Tubarão", apontou Ponticelli.

11:10

Ponticelli promete rigidez total contra quem não usar máscaras na rua.

11:09

A primeira medida anunciada por Ponticelli: uma pessoa por família nos supermercados.

11:05

"O dia de ontem foi um dia muito difícil, pois estávamos amadurecendo a decisão, já encaminhada, após ouvir os apelos do setor de saúde", destacou o prefeito de Tubarão.

11:04

Ponticelli cita os prefeitos de Treze de Maio e Jaguaruna, presentes agora na Amurel.

11:04

"Tomar uma decisão dessa, como tomamos ontem, encaminhamos ao conjunto de municípios, não é fácil", apontou.

11:02

"Se dobrarmos a capacidade de leitos de UTI e não fizermos nada para conter essa curva, daqui a pouco esses leitos também estarão lotados. E agravando com a falta de profissionais", relatou.

11:01

Ponticelli cita que haverá uma reunião com o secretário de Estado da Saúde à tarde. "Precisamos de habilitação de mais leitos nos hospitais", reforçou.

11:00

"É um momento de extrema dificuldade", apontou.

10:59

"O próprio Ministério Público tem sido vigilante", afirmou Ponticelli.

10:59

Ponticelli reclama do não cumprimento da promessa do Estado de instalar dez leitos de UTI no Hospital de Laguna e de mais leitos nos hospitais de Imbituba e Braço do Norte.

10:58

Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, com a palavra agora.

10:52

Agora está falando o vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski.

10:51

Segue a fala das autoridades de saúde. Em instantes, o prefeito Joares Ponticelli anuncia as medidas restritivas em Tubarão.

10:46

Seguem falando as autoridades da área sanitária de Tubarão e região. Em seguida se pronuncia o prefeito Joares Ponticelli.

10:44

Previsão da Secretaria de Saúde é que Tubarão chegasse a 1,1 mil casos de Covid-19 no sábado, mas deve alcançar esse número hoje, apontou o secretário Daisson.

10:43

Fernando Delgado, do Hospital Socimed, fala agora.

10:42

Quem falou por último foi o dr. Chafic, gerente médico do Nossa Senhora da Conceição.

10:42

Sete colaboradores por turno da UTI estão afastados no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

10:41

O Hospital Nossa Senhora da Conceição está no limite, o mesmo ocorrendo em Criciúma e Araranguá, e de Tubarão já teve dez transferências de pacientes da Amurel, que saíram do hospital de Tubarão para outros. Hoje era para ir mais dois pacientes mas o Nossa Senhora da Conceição conseguiu absorver.

10:40

O hospital de Tubarão tem 20 leitos de UTI, 12 pelo SUS, e cinco novos leitos estão prontos para serem habilitados.

10:40

O diretor salientou que o Hospital Nossa Senhora da Conceição está com dificuldades para contratar pessoal para trabalhar.

10:39

Ele lembrou da falta de medicamentos como analgésicos e lembrou que "se não diminuir essa curva, teremos uma situação muito dramática na região".

10:39

Fábio Tadeo Teixeira, diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão, está falando agora sobre a necessidade de restringir atividades na Amurel.

10:38

Secretário Daisson afirmou que não adianta comprar 105 mil testes rápidos e aplicar em toda a população de Tubarão. "Teremos que fazer o mesmo daqui a 15 dias", explicou.

10:34

Secretário Daisson cita o crescimento do número de casos nas três últimas semanas em Tubarão.

10:32

Secretário faz um histórico dos casos em Tubarão.

10:32

Problemas técnicos resolvidos, secretário de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, está falando.

10:29

Por problemas técnicos na geração do sinal, a transmissão da entrevista coletiva ainda não começou.

10:15

"O setor produtivo vai ser muito atingido, sabemos as dificuldades que passam a nossa região, teremos dificuldades, não vai ter aquela clareza, aquele entendimento desejado, infelizmente em se tratando de preservação de vidas e da saúde, nós temos que tomar medidas restritivas", relatou Candemil, lembrando que o Ministério Público está agindo com rigor sobre a atuação dos prefeitos.

10:14

O presidente da Amurel, Clésio Bardini de Biasi, vai representar os prefeitos da Amurel na coletiva. "O que será aplicado em Tubarão será estendido aos demais municípios da Amurel. O decreto dos municípios é embasado no decreto de Tubarão", disse Candemil.

10:13

Não tem mais leitos na região de Tubarão para UTI, e está se buscando alternativas em Lages e Xanxerê. A partir disso é que o prefeito Ponticelli optou por medidas mais restritivas, que ele tratou em reunião virtual com os demais prefeitos da Amurel das 20 às 23h.

10:12

"Durante a tarde de ontem, o prefeito Joares Ponticelli foi convocado pelos diretores dos hospitais de Tubarão, agentes sanitários, classe médica e também convidou o setor produtivo, onde os hospitais informaram que o sistema, em relação aos leitos de UTI, estão colapsados", destacou Candemil.

10:12

"Não existirá esse lockdown", reforçou o prefeito Mauro Candemil, de Laguna.

10:09

Confira na matéria do 4oito o que disse o prefeito de Laguna. Clique aqui.

10:08

O prefeito de Laguna, Mauro Candemil, antecipou em entrevista à Rádio Som Maior, nesta manhã, algumas das medidas restritivas que Tubarão adotará, com reflexos na região.

10:07

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, anunciou a seus colegas ontem que vai decretar medidas restritivas, que envolverão comércio e circulação da população. Mas não se trata de um lockdown.

10:02

Bom dia! Eu sou o jornalista Denis Luciano e vamos acompanhar a entrevista coletiva com os representantes da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito