Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: "Estamos preparados para uma segunda onda"

Alerta é do secretário Acélio. Ele espera que a população colabore para não haver novos registros
Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 07/10/2020 - 17:59 Atualizado em 07/10/2020 - 18:20
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A secretaria da Saúde de Criciúma comemora a diminuição dos números de novos casos e mortes em decorrência do coronavírus no município, mas alerta para a necessidade de se manter os cuidados no combate a doença. De acordo com dados repassados pelo secretário Acélio Casagrande, Criciúma já chegou a registrar 200 novos casos por dia e hoje a média fica em 40. 

Outro número positivo é com relação ao atendimento no centro de triagem que caiu de 180 para 45 ao dia. Na pior fase da pandemia Criciúma já chegou a ter os 38 leitos de UTIs da cidade ocupados e agora são 12 pacientes no total.

"Esse é o momento que estamos trabalhando na diminuição. Temos obtido dados bem positivos, mas precisamos manter os cuidados necessários", afirma Acélio Casagrande secretário de Saúde de Criciúma.

Acélio afirma ter o hábito diário de visitar de 3 a 4 unidades de saúde. "Faço isso todas as tardes. Passo nos locais converso com as equipes para otimizarmos sempre o atendimento, não apenas ao coronavírus, mas sim todos os atendimentos", afirma Acélio Casagrande. 

Uma nas unidades visitadas hoje foi Centro de Tratamento no distrito de Rio Maina, espaço da antiga Casa de Saúde, que foi reformado e destinado ao isolamento de pacientes com Covid-19. Os pacientes encaminhados ao Centro de Tratamento contam com o serviço de uma equipe multiprofissional com profissionais da área médica, de enfermagem, farmácia, fisioterapia, psicologia, nutrição e assistência social.

"No centro de reabilitação do Rio Maina reabilitamos 400 pessoas que foram selecionadas após saírem da UTI e agora restam apenas 6 pacientes. O isolamento também foi muito importante. Isolamos 500 pessoas e atualmente temos apenas de 8 a 10", adiantou Acélio.

Casagrande ainda reforça que todas as unidades de saúde estão prontas para atenderem pacientes com suspeita de coronavírus. "Claro pedimos que procurem as unidades apenas em último caso para evitar aglomerações. Todas atendem das 7hs às 19hs, inclusive o centro de triagem. No caso do centro de triagem decidimos manter operando também, pois fomos pioneiros no estado." 

Possibilidade de uma segunda onda

Quando perguntado sobre a possibilidade de uma segunda onda Acélio foi objetivo. "Nós estamos preparados para uma segunda onda. Claro que não queremos, mas trabalhamos muito para essa possibilidade. Para que ela não venha a ocorrer pedimos a cooperação da população para que nos ajudem a segurar os números do coronavírus." 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito