Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Criciúma deve receber cerca de 8 mil doses da vacina até quarta-feira

Número de doses ainda não é exata, e depende de liberação emergencial da Anvisa
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 15/01/2021 - 08:15 Atualizado em 15/01/2021 - 13:48
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma deverá receber cerca de 8 mil doses de duas vacinas contra a Covid-19 até a próxima quarta-feira, 20. A informação foi dada pelo secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, em entrevista à Rádio Som Maior na manhã desta sexta. A quantidade de doses ainda não é exata, e depende da liberação emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Acélio, juntamente com o prefeito Clésio Salvaro e a responsável pelo setor de epidemiologia municipal, esteve em reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a equipe do Ministério da Saúde nesta quinta. O anúncio de Pazuello é de que o Brasil receberá 8 milhões de doses em um primeiro momento.

“Segundo o ministro, na terça-feira as vacinas já deverão estar nos estados, e o Estado irá distribuir proporcionalmente para cada município de SC”, disse o secretário. “O secretário André [Saúde] receberá as doses do Ministério e garantiu que vai agilizar o mais rápido possível para que, quem sabe, na quarta-feira, tenhamos a condição de vacinar o primeiro grupo”, completou.

Caso a autorização da vacinação esteja confirmada para a próxima quarta, um pequeno grupo deverá ser atendido. “O MS define os profissionais da saúde que estão na linha de frente e, depois, os idosos. Essa é a primeira fase da vacina, esperamos que venham mais doses, mas a previsão de que fizemos é de que cerca de 4 mil pessoas sejam vacinadas nessa primeira fase, com mais 4 mil doses garantidas para a segunda vacinação”, disse.

Segundo Acélio, o município já está preparado para receber e aplicar as vacinas, e conta com toda a parte de insumos, como seringas, e armazenamento, como refrigeradores, disponível. Ainda sim, é preciso aguardar a quantidade de doses que será distribuída pelo Estado para garantir a estratégia de vacinação nas unidades de saúde.

Ainda não se sabe se a vacinação ocorrerá nas 48 unidades de saúde do município, se será centralizada em algum local ou se haverá alguma sala móvel para a imunização.

Além disso, há a expectativa de que nos próximos meses sejam garantidas mais doses da vacina para todo o Brasil nos próximos meses. “Acreditamos que em fevereiro teremos um avanço significativo nas vacinas, tanto em fevereiro quanto em março em abril, previsão positiva de que o MS amplie o máximo de cobertura da vacina”, disse.

As vacinas que chegarão aos municípios serão a Coronavac e, também, a Astrazenca.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito