Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coronel Manique Barreto comenta os números da PM em 2019

Queda nos roubos e furtos, mas aumento nos feminicídios
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 30/12/2019 - 12:50
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Entre os balanços feitos no fim do ano, quem tem o que comemorar é a Polícia Militar (PM). O comandante da 6ª Região, coronel Cosme Manique Barreto, concedeu entrevista ao Jornal das Nove e falou sobres os principais números do ano. Houve queda nos índices de furtos e roubos, mas os homicídios foram destaque.

“Estamos em uma linha estável nos homicídios, este ano, pelo início com algumas ocorrências fora da normalidade e durante o ano nós tivemos 11 feminicídios, muito acima da faixa que costuma ter, em 2018 foram cinco feminicídios. Dentro da 6ª Região subiu um pouco, devido aos casos que são fora de uma linha de normalidade, mas se compararmos com 2017, tivemos uma estabilidade”, analisou o coronel. 

Para o coronel, uma quantidade de mulheres que ficava no silêncio agora passou a falar. Baixando o aplicativo da PM, é possível em apenas um clique acionar o botão de pânico. “Está aumentando o número de casos da Lei Maria da Penha, não é o aumento da ocorrência em si, mas o aumento da coragem das mulheres em falarem dos seus problemas e ligarem para o 190”, disse.

Os homicídios passionais estão entre os crimes mais difíceis de prever. “Esse tipo de crime é cometido em casa, dentro de um carro, sem muitas pessoas próximas, sem a ação preventiva da polícia”, lembro Manique Barreto.

Os planos para 2020

“Como estamos tendo projetos de sucesso, a maneira que está segmentado o policiamento em Criciúma, a gente quer fortalecer. Em setembro ou outubro devemos ter uma nova formação de policiais militares, queremos ver a quantidade que conseguiremos pegar”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito