Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coronel Cabral dá dicas de como evitar possíveis assaltos

Cabral destaca maneiras de evitar assaltos a pé, à residências e veículos
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 19/02/2020 - 11:10 Atualizado em 19/02/2020 - 11:10
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nos últimos dias, uma onda de assaltos vem ocorrendo com certa frequências em bairros do município de Criciúma. Somente nesta noite, dois roubos a caminhonetes aconteceram quase que simultaneamente nos bairros Próspera e São Defende. Para ajudar a prevenir possíveis assaltos, o Coronel Cabral separou uma série de dicas para os cidadãos.

Cabral explica que há três instâncias de roubo que são trabalhadas pela Polícia Militar, as quais exigem uma grande atenção por parte dos cidadãos. O roubo de veículos, que vem se mostrando frequente em Criciúma, demanda uma atenção redobrada por parte dos motoristas, principalmente em momentos de entrada e saída de residências e estabelecimentos. 

“As pessoas têm o hábito de chegar atendendo o celular, chegar ouvindo uma música, chegar sem perceber o que se passa ao seu redor - estar atento à estes momentos de chegada e saída, principalmente com relação a aproximação de alguém diferente. Se perceber essa aproximação, é importante que se saia, se dê uma volta na quadra e que se retorne para o ponto de partida. Antes de sair, espera-se a abertura do portão e se tem a atenção para com todos os pontos cegos ao sair de um edifício ou residência”, destacou.

As sinaleiras é outro ponto que precisa de um boa atenção por parte dos motoristas - principalmente no período noturno. O Coronel recomenda que nos aproximemos das sinaleiras de forma mais lenta, observando a presença de pessoas nas calçadas e nos arredores e, se possível, até mesmo pensar em uma possível “rota de fuga”.

Roubos à residências costumam ser casos muito mais elaborados, em que os indivíduos se preparam com antecedência para realizar - diferente do furto à casas, quando o morador está no local. “Para combater isso, é importante diminuir a possibilidade de entrada na residência como primeiro fator. Fazendo um bom controle de acesso, portões devidamente chaveados, um bom sistema de câmeras, um sistema de alarmes que possa indicar ao morador que está havendo uma intrusão em sua residência”, ressaltou.

Já em casos de roubo à pessoas, a atenção é novamente um fator que faz toda a diferença na hora da prevenção. Isso porque muitas vezes as pessoas estão andando distraídas pela rua e se encontram em uma situação de roubo - que pode ser evitada, caso a pessoa perceba tudo que está acontecendo à sua volta. “É preciso cuidado para não ficar transitando a pé em locais ermos. Uma coisa que está acontecendo muito são as pessoas se distraírem com excesso no uso de celular, enquanto estão nos seus afazeres diários até na rua, e isso chama atenção do marginal, que está observando quem está distraído”, concluiu o Coronel.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito